domingo, 13 de março de 2011

Inauguração Tardia

Em 2009 havia falado aqui no blog sobre o Parque Dona Lindu, que estava quase finalizado e seria inaugurado, mas somente agora o danadinho está com cara de pronto. Foram muitos protestos por causa da obra, já que muitos queriam mais verde e menos concreto no espaço que fica à beira mar da Praia de Boa Viagem.
Vou concordar com o meu professor e dizer que ao ser finalizado o Parque ficou lindo, mas se visto do alto. Quando passamos na frente dele, a impressão é que os dois módulos de eventos ficaram muito próximos da praia e com isso não podemos ter uma visualização melhor da beleza do local. Ele falou assim: " Para termos uma visão boa de um local e com isso notar a sua beleza, precisamos de uma certa distância".
É isso mesmo. Se observamos as coisas pertinho demais não conseguimos enxergar nada e se nos distanciamos, podemos ver a beleza, os defeitos, as funcionalidades, a grandiosidade ou quem sabe a ineficácia.
O parque ficou bonito e certamente será útil, mas não ficou bem acabado. A impressão que temos é que as paredes externas dos teatros foram pintadas sem que tivessem sido feitas alguns nivelamentos necessários para tornar o espaço mais convidativo e bonito. Talvez essa tenha sido a intenção do arquiteto e também dos engenheiros responsáveis pela obra que se arrastou por anos e foi parcialmente inaugurada na gestão do prefeito anterior, para que ele tivesse esse mérito no seu currículo. Não sei se por descuido ou falta de dinheiro, o parque ficou com as obras paradas, mas hoje, com a sua inauguração, notamos ele com uma cara de usado demais mesmo sem ter sido disponibilizado oficialmente e algumas áreas já precisaram de novas reformas para serem reinauguradas.
Acredito que um bom projeto de paisagismo, colocando muitas árvores no local poderá deixar o parque menos parecido com Brasília e fazer do local um espaço realmente destinado ao lazer e não somente à contemplação de muito concreto e pouca diversão. Aos domingos o local da praia onde ele está localizado lota e o trânsito fica impossível. Foi outro ponto que não foi pensado e o estacionamento é muito pequeno para comportar a necessidade do local, que recebe a cada dia mais e mais visitantes e também a comunidade do bairro de Boa Viagem.
Oficialmente será inaugurado no final deste mês, mas já tem aspecto batido, pois muito antes disso tudo já tinha sido aberto ao público, não causando o impacto da surpresa e possibilitando que aos poucos fôssemos descobrindo que as criticas sobre o local procedem em parte e deixam a maioria das pessoas descontentes com o resultado.
Só quem é de fora da cidade acha o local ideal, mas como tudo que é dos outros é bom...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...