quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Todos estão SURDOS!!!

O tema do ENEM deste ano causou uma polêmica danada, mas na minha opinião foi muito bom e bastava que as pessoas tivessem um pouco mais de compromisso com a leitura e atualização dos fatos para terem um bom desenvolvimento na prova e evitassem tantas reclamações desnecessárias. 
Simplesmente vi pessoas comentando que não tinham o que falar e que o tema era complexo demais para alunos do ensino médio. Eu não concordo, pois estes mesmos alunos dão aula de assuntos menos importantes como as banalidades das redes sociais ou a vida inútil e abestalhada de muitos youtubers ou influenciadores digitais que nada mais fazem do que propagar a falta de noção. Acredito na informação acima de tudo e em tudo que ela nos proporciona, seja na nossa vida pessoal ou profissional. 
Ficar esperando a vida toda que os desafios sejam sempre amenos e que sempre teremos alguém para nos amparar é atitude de quem não quer evoluir na vida e fica sempre se amparando nas desculpas desnecessárias para mascarar a falta de compromisso com o que realmente importa.
Os desafios da educação não estão somente nos surdos naturais, mas naqueles que não escutam os ensinamentos adequados na hora certa e fazem disso um meio de vida complicado de se entender. Se todos nós estivéssemos mais preocupados com a nossa evolução, certamente teríamos ótimos resultados nas nossas escolhas e faríamos bonito em determinados momentos onde a exigência de uma competência maior não seria vista como uma afronta, mas como um novo degrau a ser escalado.
Vamos estudar, minha gente...
As coisas nem sempre aparecem de graça e para a grande maioria dos brasileiros o esforço e o conhecimento são as chaves do sucesso.

Segue o excelente e atual tema do ENEM deste ano:

"Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil"

Tenho um primo surdo de nascença e sei o quanto ele lutou para conseguir se formar e ter um curso superior. Para muitos, a deficiência seria uma forma de ficar escanteado e sem perspectivas, mas para ele foi uma boa saída, pois hoje ele é professor para pessoas normais e deficientes e consegue sair na estatística como um bom resultado. O desafio foi grande, mas se ele também não estivesse disposto a enfrentar tudo isso e nem tivesse quem o apoiasse, nada seria possível. 
Nada vem de graça. Há sempre um preço para tudo, ainda que este não seja visível aos olhos dos mais desatentos.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...