domingo, 22 de abril de 2012

Renata Rosa

Intimista, porém com uma carga de musicalidade acima da média e do espaço, assim foi o show que a cantora Renata Rosa apresentou ontem no Projeto Santander Cultural, no Recife antigo. Para uma plateia de 100 pessoas, a cantora mostrou os seus maiores sucessos e fez com que todos participassem do show que era puro regionalismo e poesia.
Com a sua rabeca, tocou e cantou com os mais variados arranjos musicais que foram finamente realizados por quatro competentes músicos que a acompanharam na apresentação. O Projeto Santander Cultural resgata alguns valores da nossa música e os leva até o público cobrando preços simbólicos. O ponto negativo é o espaço onde as apresentações são realizadas, pois não acomodam uma quantidade considerável de pessoas. Quem deseja garantir seu ingresso tem que chegar pontualmente no horário de início da venda para poder garantir o seu lugar. No show da cantora Simone Soul eu não consegui ingresso.
Ainda bem que neste deu tudo certo...
Talvez seja até bom um público mais reduzido, pois assim a atenção é melhor e as pessoas que estão ali para ver a artista são as que realmente gostam do seu trabalho e que destinam um pouco do seu tempo para escutar boa música e ter um divertimento altamente cultural e barato.
A programação fica disponível no site do projeto e percorre várias capitais onde o banco possui centros culturais. Ainda não tinha visto nenhuma apresentação da artista, mas ela já veio várias vezes ao Recife e também em Garanhuns, para o Festival de Inverno. 
Ela canta músicas simples e com influências da ciranda, maracatu, ritmos africanos e indígenas. Uma junção de sons que termina nos causando uma avalanche de sensações mentais e que nos levam a viajar e com isso embarcar nas mensagens que as músicas nos proporcionam.
Renata tem voz afinada, com um tom alto e gritante. Abusa dos gestos e interpretações e isso faz com que a sua apresentação ganhe mais sentimento, pois todos os seus movimentos estão relacionados às músicas e fazem bonito no palco que se torna realmente pequeno para ela e todas as suas coreografias contidas, mas cheias de significado.
Ótimo show e já espero vê-la em breve com outras apresentações.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...