domingo, 10 de fevereiro de 2013

Reciclando o Carnaval

A folia, para muitas pessoas, no carnaval, é bem diferente e o que mais encontramos nos pontos de animação, são os catadores de latinhas que não deixam um exemplar sequer nas ruas e, de certa forma, terminam limpando um pouco a sujeira inevitável que acomete todas as cidades que festejam o carnaval. Sobram as garrafinhas PET de água e refrigerante, que não devem possuir valor comercial significativo e que atraia a força destas pessoas, inclusive crianças, para catar e juntar sacos enormes para que sejam vendidos ao preço de aproximadamente R$ 2,00 o quilo.
Em alguns momentos eles até atrapalham um pouco o fluxo de pessoas, pois a disputa é tão grande pelas latinhas que terminam gerando alguns atritos ou até sujando as pessoas quando passam com os seus sacos enormes e cheios de resíduos de cerveja, refrigerante e lama. Neste carnaval, vi pessoas de todas as idades e o que me chamou a atenção foi a grande quantidade de crianças e idosos que fazem a prática na ânsia de ter uma fonte de renda adicional e com isso melhorar a qualidade de vida daqueles que estão sem emprego fixo e padecem das necessidades diárias que todos nós temos.
Procurar uma latinha no chão é algo impossível e em alguns momentos nem precisamos descartar, pois a frequência com que eles passam nas ruas é tão grande que já descartamos nos próprios sacos que são utilizados para acumular quilos e quilos de um material valioso e que merece atenção da sociedade para que possamos evitar o acúmulo de resíduos no meio ambiente. Atualmente mais de 95% das latinhas de alumínio produzidas são recicladas e isso é muito bom, pois favorece a melhoria da qualidade de vida das pessoas na terra e ainda dá uma dinheiro extra para quem precisa.
A folia das latinhas é bem maior do que pensamos e nada pode conter essa onda de animação que invade as pessoas especializadas neste ato. Vi uma senhora idosa que estava usando uma técnica bem engraçada para amassar as latinhas e com isso conter um pouco do seu cansaço. Ela juntava uma quantidade de latinhas e depois colocava no meio da rua, para que os carros passassem por cima, evitando que ela mesma pudesse amassar uma a uma e evitar o volume excessivo nos sacos que carregava, já que o peso não seria alterado, somente a forma de apresentação do produto para reciclagem.
A vida da gente é assim mesmo. Enquanto uns brincam, outros trabalham para possibilitar a diversão e isso pode estar materializado de várias formas, desde a venda das bebidas ou até no descarte das embalagens que acondicionam os líquidos tão preciosos que hidratam e embriagam as pessoas nas mais variadas festas que comemoramos. Acredito que no carnaval o lucro seja bem significativo para os catadores, pois a quantidade de dias e de opções de lugares para coleta é algo que atrai muitas pessoas comprometidas com este ofício que se tornou uma constante nos dias atuais e vem sendo praticado com mais ênfase e deixando cada vez mais o anonimato de antes.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...