segunda-feira, 12 de maio de 2014

Direitos e Deveres

Possuir direitos é muito bom, mas cumprir os deveres é melhor ainda...
Geralmente lembramos dos nossos direitos com mais facilidade, mas nem percebemos de cumprir a nossa parte da história com as diversas obrigações que também fazem parte da nossa existência e que são ignoradas para dar lugar ao descaso e as cobranças indevidas.
A sentença que recebemos diariamente das nossas atitudes mal tomadas são as respostas de muitas faltas que cometemos ao deixar de observar o que realmente nos compete e merece ser visto com mais cautela. Nem sempre estamos com razão de cobrar determinadas coisas, mas isso é algo que geralmente esquecemos, pois quando sentimos o prejuízo bater na porta, evitamos destinar os nossos esforços para realizar o que realmente nos compete e ficamos mais preocupados em cobrar o que imaginamos ter direito.
Se a empresa nos paga R$ 0,01 a menos no nosso salário, vou logo perguntar o porquê, mas se recebo um pouco a mais e vejo que foi indevido, ficamos caladinhos esperando que alguém perceba o erro, para então respondermos com a desculpa mais esfarrapada do mundo.
Há exceções e pessoas honestas, não vou generalizar, mas a grande maioria age assim e termina só vendo a vantagem e não percebendo quando algo lhe desfavorece e faz com que uma obrigação seja gerada.
Tudo que é prejudicial gera um pouco de restrição da nossa parte e quando isso está relacionado ao lado financeiro, a inércia é ainda maior e esquecemos até o nosso nome numa hora que somos cobrados por algum dever que deixamos de cumprir.
Nada melhor do que a justiça, a equiparação, mesmo que estes nos sejam desfavoráveis em determinados momentos. O que é nosso por direito deve ser cobrado, mas também temos que cumprir a nossa parte e destinar aos outros o que merecem ter.
Afinal, somos todos iguais, ou quase isso...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...