segunda-feira, 21 de março de 2011

O Blog da Discórdia

Muitas notícias cercaram o nome da cantora Maria Bethânia na semana passada e todas elas falavam do seu blog que teve orçamento de mais de 1 milhão aprovado pelo Ministério da Cultura. Não que tenha sido feito algo errado, mas a polêmica ficou instalada por causa do valor, apontado como alto para um blog, e também o desmerecimento a outros artistas, que com projetos menores, não conseguem ter aprovação do mesmo órgão.
Eu tenho um blog e não pago nada por isso e consigo levar ao público o que sinto e as notícias que mais me chamam a atenção.
Não precisei de incentivo financeiro, só imaginação.
Achei o valor assustador para um blog e o que mais gerou discórdia foi o descaso que muitos artistas recebem quando vão solicitar suas verbas para projetos culturais, pois fica bem evidente que o nome de um artista famoso pesa na escolha e que os menores são preteridos em várias situações. Artistas renomados, com carreira consolidada e com recursos financeiros de sobra ficam gozando de privilégios que os que ainda iniciam carreira padecem para conseguir ter um lugar ao sol.
Outros projetos de artistas do mesmo patamar de Maria Bethânia também tiveram projetos aprovados e alguns deles para financiar turnês de shows pelo Brasil.
Todos de artistas renomados e com recursos financeiros de sobra.
Conheço artistas perfeitos e que mal conseguem gravar um CD por falta de incentivo. Isso é muito ruim.
Artistas como Maria Bethânia são donos de produtoras, de selos fonográficos, tem público cativo e podem, de certa forma, bancar suas empreitadas sem que todos os recursos sejam advindos do Governo Federal.
A lei prevê igualdade para todos e ela não está errada em requerer, já que é artista e na hora da solicitação não são ditas estas premissas no projeto de captação de recursos. O que vejo como errado é que a evidência de favorecimento é muito marcante e compromete um sistema tão importante para a nossa cultura como é o patrocínio da União em projetos culturais.
Por que não liberar valores de acordo com o tipo de projeto?
Fica complicado explicar para a população que um blog consumiu todo este dinheiro com a sua criação.
Tenho certeza que o blog será muito bom, pois tudo que Maria Bethânia faz é exemplar, perfeito.
Tenho esperança que com esta polêmica, as autoridades responsáveis possam mudar as suas atitudes e analisar melhor os projetos e liberação de valores, evitando gastos astronômicos com projetos que podem ser feitos com um custo bem mais reduzido.
Tenho esperança que o dinheiro público favoreça todos e não gere discórdias.
Tenho indignação com polêmicas deste tipo, pois sei que o nosso Brasil é injusto e não cumpre todas as premissas constitucionais como deveria.
Tenho orgulho de poder usufruir do talento de uma cantora como Maria Bethânia e não gostaria de ver novamente o seu nome envolvido em coisas tão pequenas. Que ela solicite outros incentivos, mas que seja para projetos maiores e que justifiquem o gasto.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...