sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Papel do Professor e do Aluno

Rebebi esta imagem de uma amiga, por e-mail, e achei interessante comentar aqui no blog o seu significado, que é real e bem comum na educação atual. Há pouco tempo atrás íamos para a escola com o compromisso de aprender e de respeitar o professor, mas hoje a realidade é outra e os educadores são vistos como vilões quando o aluno não tira as melhores notas, já que hoje em dia reprovação está fora de moda.
Quando estudei, havia compromisso nosso com o nosso desenvolvimento e tínhamos uma educação formadora e muito voltada para a valorização da família e do professor, sendo este um grande contribuinte da nossa evolução como pessoa dentro da sociedade.
Hoje existe uma máfia governamental e particular para evitar que os alunos repitam o ano e muitos professores são humilhados e até ameaçados por muitos pais que ficam indignados com o tratamento que foi dado aos seus filhos.
Antes aprendíamos a respeitar, a ler e a escrever corretamente, além de efetuar as quatro operações matemáticas com eficiência e sem dúvidas. O que vemos hoje são pessoas despreparadas, falando e escrevendo da forma que acham convenientes e tendo dificuldades de contar nos dedos as operações de matemática a que foram desafiadas.
As escolas são habitadas por crianças e adolescentes que se acostumam a passar o tempo na escola sem que busquem ali a fonte essencial do seu desenvolvimento futuro.
Uma pena.
Enquanto isso não mudar, teremos cada vez mais pessoas despreparadas escrevendo barbaridades em tudo que elaborarem e, grosseiramente, recebendo o nome de Alfabetizados.
A frase da imagem acima não deveria ser: "Que notas são estas? ", mas "Que nota a minha educação merece?"

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...