terça-feira, 21 de julho de 2009

Contraste


Compare as duas situações acima: O pássaro preso na gaiola e o céu lindo e azul disponível para ele.
Em qual situação você acha que ele gostaria de estar?
Preso?
Voando?
É contrastante a escolha e por isso não hesitei em registrar a imagem, que me ajudará a falar um pouco sobre as diferenças da nossa vida. Vivemos num mundo de contradições e nem sempre lidamos de forma sadia com isso, pois elas podem nos deixar chocados, tristes, pensativos ou inertes. Cada situação terá um reflexo diferenciado para cada ser humano, pois cada um de nós tem uma forma particular de vivenciar estas realidades.
O que para um é gritante para outro é normal. Depende da nossa experiência diante do fato e como fomos apresentados à situação. É importante termos noção das contradições para entender como deve ser nossa atitude e ação para navegarmos bem em todas as marés que irão nos aparecer.
Estar sempre em equilíbrio é muito importante para que não tenhamos quedas livres de humor nas nossas vidas e com isso ter uma uniformidade de procedimentos e atitudes, que certamente nos ajudarão a superar todos os contrastes que nos serão mostrados em várias situações, sejam elas pessoais ou profissionais.
Há diferenças em todos os lugares e a beleza da vida é justamente esta: Ser diferente e oferecer opções distintas para cada um escolher o seu caminho.
Há também os donos do mundo, que insistem em escolher o nosso caminho, como é o caso do passarinho, que certamente não escolheu estar preso na gaiola e estava sonhando com um vôo mais alto do que o que lhe foi apresentado, que era desfrutar de um espaço mínimo dentro da prisão que lhe servia de moradia.
Amenize os contrastes, mas sempre conviva com eles.

Olha para mim


Quando fiz esta foto, foi esta a frase que mais repeti: Olha para mim.
O cachorrinho me ignorou de verdade e nem sequer me deu atenção. Tirei a foto dele de costas mesmo e me impressionei com o resultado, pois foi uma imagem muito elogiada pelos meus amigos, pois todos diziam que ficou engraçada.
A fotografia me levou a refletir hoje sobre nossas atitudes, quando ignoramos as oportunidades e não olhamos para uma nova janela que se abriu bem na nossa frente. Pensamos logo que vai ser ruim, que não é adequado, que nos fará mal.
Será?
Nunca saberemos se as situações nos serão benéficas se não encararmos de frente a realidade e sem nos darmos a oportunidade de arriscar e de encontrar o novo. Podemos, também, nos depararmos com algo ruim, mas certamente não ficaremos com a sensação de termos deixado para trás uma ação que poderia ter sido boa e surpreendente na nossa vida.
A atitude do cachorrinho foi de proteção, mas não de medo. Ele não saiu de perto de mim, apenas me ignorou e deixou bem claro que não estava com vontade de tirar a foto. Mostrou-se seguro na opção que escolheu e não mudou de opinião em momento algum.
Segurança e ausência de medo temos que ter, mas a nossa opinião deve mudar sempre que notarmos que nossa escolha não foi a mais acertada. Se assim não fizermos, como poderemos nos corrigir e evoluir?
Veja a vida de frente e sempre permita que o novo aconteça e lhe modifique de forma plena e evolutiva.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...