segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sonho ou Pesadelo?

O quadro em que algumas emissoras oferecem casas para as pessoas que enviam uma carta solicitando uma reforma ou construção é interessante e mostra o poder das empresas quando o impulso maior é a propaganda, uma vez que todas elas fazem os trabalhos ou cedem materiais de construção e móveis em troca de divulgação e também dos produtos que comercializam.
Ontem assisti a entrega de uma casa suntuosa, no Programa do GuGu, para uma família de poucos recursos e que jamais imaginaria ter na vida um local tão equipado para morar e passar as horas de descanso e lazer. As instalações, em dois andares, foram feitas para driblar o desnível de 8 metros que o terreno possuía e por isso foi necessário um esquema diferente dos que já haviam sido feitos anteriormente.
O resultado disso foi uma verdadeira mansão, com vários ambientes e todo o conforto que alguém precisa para viver. O que me deixou pensativo foi “o depois” desta história toda porque a manutenção de um local como este não é nada barato e para uma pessoa idosa, como é o caso da moradora da casa de ontem, fica difícil até manter aquilo tudo limpinho e em ordem. Outro fator de espanto foram os itens que a casa possuía, como: TV LCD em quartos e salas, banheira de hidromassagem, espelho d’água na parede da sala, móveis planejados, torneiras sensíveis ao toque, jardim cuidadosamente organizado e muitos itens decorativos de primeira linha.
Para quem mora sozinho ou em família, sabe bem o que se gasta para a manutenção de uma casa, pois sempre haverá necessidade de pintura e reparos que vão surgindo com a necessidade e uso continuado. Se temos renda suficiente para isso, não iremos ficar atormentados, mas se isso não for uma realidade, a nossa dor de cabeça começará aí.
Quanto será a conta de energia desta casa que tem até vasos elétricos e todos os itens eletrônicos que uma casa equipada possui?
O consumo de água será baixo?
A necessidade da senhora que ganhou era muita, mas acredito que a realidade dela após a reforma também devesse ser considerada, pois não adianta nada sonhar agora e ter um pesadelo depois. A manutenção das casas é sempre necessária e não existe essa que ficará inerte por toda a vida, tendo o todo o brilho e cheirinho de novidade característicos quando finalizamos uma obra.
A decoração é perfeita, os arquitetos e engenheiros, os melhores, mas talvez este programa fosse mais útil se procurasse a cada edição presentear duas ou três famílias com casas novas, mais simples e que pudessem suprir as suas reais necessidades, as quais são: morar, ter segurança e conforto e não de viver no luxo quando as condições financeiras estão além, muito além.
Dosar a necessidade com a realidade é algo que ainda não passou pela cabeça destes produtores e a cada casa que entregam, a ostentação é maior e enchem os olhos de todos aqueles que esperam pelo resultado e consequente entrega das chaves. Uma lindeza ficou a casa entregue ontem, um verdadeiro sonho de consumo, mas que pode dar uma dor de cabeça muito grande se o uso consciente de todos os seus itens não for praticado.
O que é mais importante?
Morar bem e em conformidade com os seus padrões de vida ou viver num palácio de rainhas quando o bolso está furado e sem recursos?
A resposta é bem simples, mas infelizmente ainda não foi captada pelas emissoras de TV, que a cada dia fogem mais do real e levam muito a sério o tema “Sonho”.
A vida não seria nada sem os sonhos, mas se estes não forem atingíveis, ficaremos devaneando e voando sem fim e sem conseguir colocar os pés no chão e com isso não sentir a realidade com mais firmeza.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...