quarta-feira, 7 de março de 2012

Sigilo ou Informação?

Um dos pontos de muito conflito na seleção de pessoal é o que trata do sigilo na hora do anúncio da vaga e também a forma obscura como os recrutadores tratam todo o processo só deixando que o candidato saiba o perfil do cargo, a empresa e os benefícios oferecidos na etapa final do processo, depois de todos os testes e análise psicológicas que deixam qualquer um nervoso e temeroso, pois até que saiam os resultados, a nossa gastrite já está em fase terminal.
A maioria dos recrutadores ainda encara o processo como uma fase unilateral, não percebendo que o candidato também precisa de informações para poder tomar a melhor decisão na sua carreira profissional, uma vez que com o mercado competitivo e cheio de oportunidades, as pessoas passaram a escolher as empresas que irão trabalhar e com isso comparar o pacote de benefícios oferecidos.
Acredito que a forma obscura de não dar informações precisas ao candidato, muitas vezes é uma maneira desleal de mascarar empresas mal vistas no mercado ou de encobrir salários baixos e incompatíveis com o cargo oferecido.
E quando a oferta descreve um montão de exigências e competências enquanto o salário é de um profissional iniciante?
Aí é o fim, pois o candidato vai até o fim de um processo e depois tem a surpresa de que o salário é uma ofensa ou que a empresa que disponibilizou a vaga é a que está mais suja no mercado do que pau de galinheiro. Pelo menos algumas informações básicas devem ser prestadas, como: salário, benefícios, descrição das atividades, desafios, horário de trabalho e localização da empresa.
Dependendo das respostas, o candidato pode se ver numa situação melhor e não achar interessante a mudança por entender que ela não irá agregar valor profissional ao seu currículo ou que o pacote de benefícios está abaixo do que já recebe.
Ainda tem gente que pensa que os candidatos estão dispostos a tudo. Enganam-se.
Estão dispostos se estiverem precisando de emprego, mas em pouco tempo a insatisfação bate à porta se a situação atual não for bem parecida com a que ele tinha anteriormente.
Por isso é interessante que o recrutamento seja detalhado para os candidatos que optarem por mudança de empresa, uma vez que a comparação é inevitável e trocar gato por lebre é algo que muitos não desejam.
O sigilo, porém, é válido em seleções de pessoas que ainda ocupem os cargos selecionados, mas esta situação deve ser quebrada na entrevista inicial para que o candidato possa decidir se vai continuar ou não no processo, evitando todos os desgastes e tempo perdido.
Transparência e Informação são essenciais para um processo seletivo.
Fuja dos recrutadores que na entrevista inicial não sabem nem dizer o salário e os benefícios do cargo e omitem o nome da empresa que você provavelmente irá trabalhar. Se eles podem saber tudo ao seu respeito e fazem questão disso, por que não doarem um pouco dessa características para os candidatos?
Mas será o Benedito?

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...