quinta-feira, 3 de julho de 2014

Alagados

Quem passa no centro do Recife, perto do bairro dos Coelhos, deve perceber a quantidade de palafitas instaladas às margens do Rio Capibaribe e como isso de certa forma nos inquieta e nos deixa pensativos sobre a precariedade das moradias em alguns bairros da cidade, pois basta olhar do lado que veremos muitas agressões ao modo mais básico de viver, onde as principais necessidades não são supridas para que tenhamos um pouco de conforto e segurança.
O novo acesso ao bairro de Boa Viagem, a Via Mangue, também revelou um pouco dessa face escondida da capital pernambucana, pois quando passamos pela sua bela extensão, podemos visualizar muita pobreza, favelas e grande desordem habitacional. Outro dia peguei o metrô durante o dia, na linha sul, e percebi, também, como as imediações do bairro de Afogados e Imbiribeira possuem invasões e muitas habitações literalmente alagadas, onde as pessoas constroem suas casas em lugares inacreditáveis e esperam pela sorte diariamente, já que qualquer chuva mais forte pode deixá-los totalmente submersos ou com sérios problemas para resolverem.
Recife tem crescido muito, melhorado sua infraestrutura, mas ainda padece de males terríveis na área habitacional, embora muitos edifícios de luxo estejam sendo construídos bem próximos destas áreas que citei. As áreas mais organizadas já estão saturadas de grandes investimentos imobiliários e agora as construtoras migram para lugares antes ignorados, mas agora valorizados e com grande ascensão no mercado.
O Shopping Recife foi construído ao lado de uma favela e hoje já mudou muito a paisagem que antes existia, já que a "Comunidade Entra a Pulso" é hoje um grande centro comercial, com vários tipos de estabelecimentos, e a marginalidade que antes existia e que era até afastada do shopping, por inúmeros letreiros comerciais, se tornou coisa do passado. Agora a comunidade se tornou um anexo do centro de compras, como se fosse uma etapa popular e preferida da maioria dos empregados do shopping na hora do almoço ou quem sabe para um espetinho com cerveja no final do expediente. 
O Shopping RioMar também foi construído num local que antes era uma grande favela e hoje temos as marcas mais famosas do mundo sendo vendidas num espaço revitalizado e que agora é cartão postal da cidade. Quem diria que naquele local pudéssemos encontrar hoje as lojas da Prada, Burberry, Dolce e Gabana, Daslu, Diesel, Armani, Lacoste, Animale, Livraria Cultura, Saraiva Mega Store, Kalunga, Etna, dentre outras. 
Algumas área mudam de paisagem, mas outras vão ficando cada dia mais ruins e depreciativas e esforços governamentais precisam ser feitos para mudar isso, uma vez que grandes problemas urbanos e sanitários poderiam ser evitados se a dignidade e organização estivessem mais presentes na administração da cidade que cresceu, mas ainda não evoluiu no básico e disso não podemos fugir e nem fechar os olhos.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...