segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Sabidos ao Contrário

Estava nestes dias assistindo ao documentário "Estamira" e a personagem principal falou uma frase que me chamou a atenção, que foi:
"Não existe inocente. Existe o sabido ao contrário".
Dentro da sua simplicidade, a protagonista da vida real, Dona Estamira, que ganha a vida catando lixo num aterro sanitário na cidade do Rio de Janeiro, mostrou com suas palavras uma realidade que todos nós conhecemos bem hoje em dia e destaca a "sabedoria" das pessoas que ganham a vida tirando proveito dos outros e fazendo de tudo para conseguirem os seus objetivos destorcidos, nem que isso possa causar a aflição e naufrágio de muitos. 
Muitos usam a falsa inocência para enganar o próximo e fazem isso com muita determinação, não medindo esforços para construírem atitudes desencontradas e cheias de problemas difíceis de serem resolvidos. Se temos capacidade de realizar o bem, teremos a certeza de que nada será em vão e teremos os melhores resultados nas nossas escolhas que serão sempre influenciadas pelo nosso caráter, o qual precisa estar ajustado ao que realmente importa e não ao que desgasta o ser humano.
Os esforços que fazemos diariamente valem sempre a pena, desde que sejam realizados com honestidade e sabedoria. Nunca teremos do que nos preocupar se a retidão das nossas ações for medida pelas nossas verdades e também pela nossa calma diante de tudo que esteja diante dos nossos olhos, que terminam se cansando quando a agonia é demais e compromete o nosso pensamento para o bem.
A vida miserável pode ser compensada com uma organização sábia do que iremos fazer, a qual terá uma boa retribuição futura se o planejamento adequado for realizado e que esteja comprometido com o que realmente importa e não com a desgraça alheia. Viver amparado no que não presta só nos traz sentimentos ruins e faz com que nunca tenhamos paz espiritual, que se torna tão vital numa vida desmedida e imediatista.
Pensar em sabedoria é buscar a verdade, o ajuste dos fatos e sempre evitar o contraditório, o qual nos faz perder o rumo e a noção do que realmente precisamos ter e que nos faz bem. Inocentes não somos, mas precisamos ser sábios de verdade e não destrutivos nas nossas ações e pensamentos.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...