sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Poço do Diabo

Minha última aventura aqui na Chapada Diamantina foi para conhecer o Poço do Diabo, cenário do filme "Besouro", que contava a história de um capoeirista que morou na região e que até hoje é lembrado e serve de inspiração para os adeptos desta arte.
A caminhada é muito leve e não demora nem uma hora. Ainda bem, pois estava com o dedo machucado por causa de um tombo no dia anterior e por ironia do destino hoje machuquei o mesmo dedo assim que cheguei no local desta trilha. Fiz um curativo e segui em frente, devagar e sempre.
Logo que chegamos ao local, encontramos uma loja de artesanato e um restaurante, que serve de ponto de apoio aos turistas já que a caminhada leve atrai muitos visitantes e deixa a trilha com cara de passeio de fim de tarde e não com um aspecto de aventura.
No Poço do Diabo, pode-se praticar a tirolesa e o rapel e ambos são feitos nos paredões que dão suporte a linda cachoeira que lá existe. É um local ideal para banhos e para contemplação da natureza, já que a tranquilidade e sombra em abundância favorecem a permanência no local por um período mais elevado para o deleite das águas escuras.
Fiquei lembrando o filme e observando algumas cenas, quando os atores nadavam e faziam daquelas águas os cenários perfeitos para as lutas e também para o amor. Encontrei uma formação rochosa em forma de coração e achei bem interessante, pois a natureza faz esculturas diversas em locais que nem imaginamos.
Saindo de lá, fui comer uma moqueca de peixe deliciosa para fechar o meu período aqui na Chapada Diamantina. Estava tudo delicioso e com um tempero bem baiano, mas sem exageros. Fica a saudade deste local maravilhoso, mas pretendo em breve voltar para fazer novos roteiros e com isso conhecer mais e mais desta bênção da natureza e que muito encanta todos que passam por aqui.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...