quinta-feira, 22 de julho de 2010

Rói da cor da pele ao pó do osso

Como disse Caetano em uma das suas músicas: "O ciúme dói nos cotovelos, na raiz dos cabelos, gela a sola dos pés..."
 Ter ciúmes não é simplesmente cuidar excessivamente de quem gostamos, é também uma forma de nos consumir e de minar os relacionamentos, pois nem todos suportam ter ao seu lado uma pessoa desconfiada e insegura em tempo integral.
Os ciumentos compulsivos fecham a cara com facilidade e assumem postura muito rancorosa nas relações, desfavorecendo a conversa e o entendimento, criando situações de vexame em alguns momentos e fazendo com que as pessoas fiquem muito sufocadas e consumidas com suas atitudes.
É um sentimento mostrado por aqueles que não permitem que as pessoas tenham um pouco de vida e possam respirar sozinhos e sem a sua ajuda. Não é só nos relacionamentos amorosos que o ciúme se manifesta e nas amizades podem também ser bem notado quando muitos impedem que os seus amigos sejam amigos de outras pessoas também.
O ciumento quer exclusividade.
Mas será que todos os ciumentos se dão ao luxo de serem exclusivos também? Não creio.
Geralmente quem cobra muito, não faz o mesmo pelo seu semelhante, pois tem dentro de si o sentimento de posse tão elevado que fica incapaz de observar as necessidades alheias e com isso edificar os relacionamentos.
O ciúme pode ser por qualquer coisa e não só por pessoas, mas se ele passar do limite se torna um sentimento incômodo, prejudicando e corroendo os relacionamentos humanos, sejam eles quais forem.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...