quinta-feira, 1 de maio de 2014

Nísia Floresta

Minha passagem pelo Rio Grande do Norte começou no município de Nísia Floresta, onde pude conhecer as Praias de Barreta e Tabatinga, onde esta última possui um lindo visual do alto do Mirante dos Golfinhos, ponto de encontro de muitos turistas que buscam um pouco de contemplação da natureza. Gostei demais do que vi e as paisagens eram cenários de pura contemplação do mar e da sua grandiosidade. Muitas pessoas andam de moto em alta velocidade na maré baixa e aproveitam o local da melhor forma que podem já que grande parte da praia é composta por falésias e com locais pouco acessíveis. É um espaço de contemplação e isso afasta um pouco os grandes públicos, embora tenha encontrado resíduos deles por lá. No alto das falésias vi muitos restos de embalagens e garrafas de água poluindo o ambiente que é tão bonito e recebe de braços abertos os visitantes de todos os lugares do Brasil. Uma pena que alguns deixem rastros tão danosos e que tornam o ambiente desgastado e cheio de detalhes nada agradáveis.
Depois segui para a Praia de Barreta, que é cheia de arrecifes e muitas dunas. É um local de contrastes, pois tem uma área bem povoada e outra quase inacessível, já que as dunas fazem com que os carros menores não possam trafegar. De lá é possível pegar uma balsa para ir até Tibau do Sul, onde fica a Praia de Pipa, uma das mais famosas do Brasil e reduto de muitos turistas que buscam diversão e contemplação da natureza.
No caminho, passei pela Lagoa de Arituba, que é um balneário bem procurado na região, devido as águas calmas e doces que se formam entre as dunas que lá existem e fazem o diferencial da paisagem do município.
Passei pelo túmulo da educadora e escritora Nísia Floresta, que fica às margens da estrada de acesso ao município que leva o seu nome. É uma cidade pequena e que vive praticamente do turismo e do que ele oferece, tendo um grande potencial hoteleiro e também residencial, onde muitos loteamentos oferecem espaços para construção de casas de veraneio, o que é bem comum e explorado na região. As estradas estão em péssimo estado de conservação e exigem dos motoristas cuidados adicionais para que não fiquem atolados ou tenham o carro danificado num dos inúmeros buracos que encontramos na pista. 
Há também a Lagoa do Carcará, com o seu público popular e adepto da farofa e brincadeiras de praia, mas com a calmaria de um local sem ondas e com água doce e clara. 
Seguindo viagem, passei pela Praia de Búzios, que tem mar aberto e muitos condomínios sofisticados. A paisagem é bonita e refresca os olhos de qualquer um, sem contar que os ventos fortes da região fazem com que o clima fique ameno e não tenha tanta interferência do calor escaldante. A Praia de Pedra Ôca, vizinha espremida da Praia de Barreta, é bem popular também e reúne muitas pessoas para as brincadeiras de praia ou quem sabe para um futebol nas areias finas e rodeadas de arrecifes.
Algumas praias conservam espaços distanciados do mar, mas em outras as construções estão além dos limites desejáveis e terminam sofrendo com a influência das marés cada vez mais fortes. O ruim disso é que a orla fica com uma poluição visual muito grande e cheia de restos de construção que deixam a paisagem misturada e cheia de interferências que poderiam ser evitadas se um planejamento maior tivesse sido feito na ápoca do início das edificações, evitando que hoje as paisagens tão lindas do município sofressem com as interferências desnecessárias do homem moderno que não se contenta em ter uma casa na praia e termina realizando suas construções em locais que eram para serem usados pelas pessoas numa bela caminhada. Em alguns trechos, com a maré alta, fica complicado passar e notamos que muitas casas estão abandonadas e sendo desgastadas pelo tempo e maresia, criando templos do descaso e da falta de organização no nosso litoral que é tão lindo e diferenciado, mas que sempre sofre com as práticas devastadoras do homem mal educado e sem visão de futuro.

Praia de Búzios

Pescador em Tabatinga

Praia de Barreta

Praia da Pedra Ôca

Motos na Enseada de Tabatinga

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...