quarta-feira, 2 de março de 2011

Symptomes

O hiper realismo está presente na exposição de quadros que a artista Julia Tiemann trouxe ao Recife e estão expostas no Centro Cultural dos Correios até 13 de Março. São visões grandiosas do cotidiano de forma mais elaborada e buscando enfatizar os detalhes, os sentimentos, a vivacidade, a dor.
Seu foco maior são as pessoas negras, não sei se por predileção ou porque estas nas fotos possuem mais expressão e traços fortes do que os outros. Seja de que forma foi a escolha, o trabalho é belo e merece ser visto. Alguns quadros são simples, desfocados e fazem contraponto com algumas imagens mais chocantes que mostram pessoas tristes, com olhos avermelhados e pele maltratada.
A artista é francesa e trabalha como diretora de arte em Paris e teve no Brasil e em alguns países latinos algumas de suas inspirações para os seus quadros. São mais ou menos vinte e cinco imagens e todas elas arrebatam nossa visão de forma perfeita nos fazendo viajar num mundo que pode nos causar admiração ou até certa agonia, já que os olhos nem sempre são felizes e as pessoas aparentam muita tristeza e em alguns momentos, surpresa.
Se foi esta a intenção do nome da mostra, a artista conseguiu, pois os "Sintomas" que foram mostrados são os mais diversos possíveis, mas todos remetem à beleza da arte e também da admiração por obras tão singulares e que estão à mostra aqui no Recife em curta temporada.
Meus "Symptomes" foram os melhores possíveis...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...