terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Morro de São Paulo

A Ilha de Morro de São Paulo é o que podemos qualificar como um paraíso, pois suas águas claras, paisagens belíssimas e grande riqueza natural deixam o visitante encantado com todas as imagens que podem ser captadas e vivenciadas. Apesar da grande urbanização e da saturação de bares, restaurantes e pousadas, que modificaram um pouco o aspecto natural da orla, o local ainda conserva grande beleza e atrativos e é sem dúvida uma ótima opção de lazer para quem deseja desfrutar de uma praia calma e bela.
Vou contar a minha aventura para ir ao local e desde já informo aos que desejarem ir ao local, que façam de outra forma, bem menos aventureira e rápida. No terminal marítimo de Salvador, pegamos uma escuna em direção a Ilha de Itaparica e de lá seguimos viagem por duas horas de carro até a cidade de Valença e de lá pegamos outra lancha até a Ilha de Morro de São Paulo. Na volta fizemos o mesmo trajeto, exceto em Itaparica, que ao invés de pegarmos a mesma condução da ida, pegamos o Ferry Boat, no terminal de Bom Despacho até a feira de São Joaquim em Salvador, pois como já voltamos tarde não pudemos pegar uma condução mais rápida e tranquila. 
A opção mais rápida seria pegar uma lancha direto para Morro de São Paulo, no Terminal Marítimo de Salvador, e evitar o sobe e desde em embarcações e ônibus, além de encurtar o tempo de viagem, evitando a fadiga. Além disso, o Ferry Boat é lotadíssimo, cheio de gente e de carros, deixando a viagem muito agoniada. Adorei mesmo assim, pois era justamente esta a minha intenção e queria vivenciar as diversas opções de transporte até o local e a partir daí moldar as viagens que venha fazer no futuro. Valeu a experiência.
Aconselho também não ir e voltar no mesmo dia, como fiz, pois é cansativo demais e termina não favorecendo a descoberta da ilha, tornando o passeio muito rápido e pouco contemplativo. Eu andei muito e pude ter uma visão bem grande da ilha, mas para as outras pessoas que estavam no grupo de viagem, o passeio terminou sendo um suplício, já que muitos não gostavam de andar e terminaram ficando no restaurante à beira mar e fazendo exatamente o que sempre fazem quando vão à praia: nada.
Eu fiquei agoniado logo que cheguei e achei melhor não ficar parado ali com o grupo só tomando banho e conversando amenidades que poderiam ser faladas na volta para casa, com muitas fotos e história para contar. Foi então que resolvi ir conhecer as praias que existem no local e consegui ir até a quarta praia, além de ter subido o morro do farol e de lá ter conseguido uma bela visão de parte da ilha. Nesse mirante, há uma tiroleza bem legal e que possibilita uma queda refrescante nas águas claras da ilha.
Minha opinião sobre Morro de São Paulo foram as melhores possíveis, embora ache que o local está habitado demais, explorado demais e cheio demais. O turismo ali não teve dó nem piedade e terminou deixando o local um pouco conturbado, pois como não circulam carros no local, o transporte de pessoas e bagagens são feitos em carrinhos de mão, que terminam deixando o trânsito nas suas estreitas um pouco complicado, já que as pessoas não param de chegar e as que já estão circulam de um lado para outro para desfrutas dos diversos restaurantes e lojas que ali existem. Restaurantes de luxo, pousadas belíssimas e com serviços diferenciados, lojas com lembranças, preços variados, ora salgados, ora mais baratos.
O mar do local se mostra limpo, claro, com água em tons de azul e verde claro, muita sombra na orla, piscinas naturais e peixes que podem ser vistos em alguns locais onde existem manguezais. Eu fiquei impressionado porque mesmo com tantas intervenções humanas na natureza, o local ainda se conserva lindo, uma verdadeira fortaleza de beleza e possui ainda a Igreja de Nossa Senhora da Luz, que é muito simples, mas abriga uma beleza singular e muito bem preservada.
A estrutura do local foi a melhor que encontrei dentre as praias turísticas que já conheci e notei a mesma coisa que já tinha visto em alguns lugares, que é a grande quantidade de estrangeiros que saíram dos seus países e vieram morar no local, criando estabelecimentos comerciais, que na sua maioria são pousadas e restaurantes.
Um local, sem dúvida, para se guardar na memória e para ser visitado outras vezes, pois a grandiosidade das belezas naturais merecem um desfrute bem mais calmo e tranquilo e não somente de algumas horas como tive a oportunidade de ter. Valeu o conhecimento e a descoberta de mais um lindo ponto turístico no nosso Brasil que a cada dia me surpreende e me faz ter mais orgulho de ser brasileiro e morar numa terra tão abençoada de belezas e com grandiosidades sem fim.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...