domingo, 17 de março de 2013

Domingo na Rua

A Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo, repete uma tradição de muitos anos, a cada domingo, e a sensação é única para quem gosta de diversidades e produtos artesanais feitos com muita criatividade pelas pessoas que ali expõem suas peças e fazem do espaço uma festa. Há alguns anos, a feira era pequena e pouco frequentada, mas agora a quantidade de barracas cresceu e os visitantes também, fazendo da área um grande centro de encontro e divertimento, onde podemos encontrar de tudo um pouco e fazer a festa dos gastos, já que fica complicado conter o bolso nestas horas.
É sempre hora par renovar um acessório ou para comprar um objeto novo para a nossa casa e também se deliciar com as tapiocas e iguarias regionais vendidas por ali. Agora temos pertinho da área a Central do Artesanato de Pernambuco, que a cada dia atrai mais e mais visitantes e faz com que a nossa arte seja mostrada para todos de uma forma organizada e muito bem planejada num galpão finamente reformado para este fim.
Hoje comentava com alguns amigos que o local era muito pouco frequentado há uns 10 anos, quando cheguei ao Recife, e muitas pessoas ficavam surpresas quando eu falava do local, que era, para muitos, um enigma, algo que ainda não tinha sido descoberto pela maioria. Isto hoje mudou totalmente e o que era esquecido se tornou um grande ponto de encontro, seja de artistas ou de curiosos que buscam um pouco de novidade neste grande universo do artesanato e da gastronomia regional, que tanto encanta os turistas que visitam o Recife.
A cada domingo podemos notar novidades, mas existem expositores que estão há anos vendendo suas peças e já se tornaram pessoas conhecidas dos visitantes. Os preços são variados, mas são bem mais em conta do que os que são praticado na Central do Artesanato, onde a sofisticação do local encarece um pouco as peças e faz com que sintamos o peso no bolso com mais facilidade. Não vou nem falar da beleza que é ter aquela área movimentada e cheia de gente circulando e dando vida para o Recife Antigo, que por muitos anos ficou esquecido e sem poder mostrar a sua real beleza e tradição.
Vale a pena visitar...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...