terça-feira, 3 de maio de 2011

O Medo das Chuvas

As fortes chuvas que castigam o Estado de Pernambuco há mais e uma semana fazem com que vários problemas comecem a surgir, como é o que podemos notar nas cidades de Palmares, Catende, Água Preta, Barreiros e Rio Formoso, que novamente sofrem com as enchentes, refletindo em muitas pessoas desabrigadas.
Há menos de um ano, estas mesmas cidades sofriam danos terríveis na sua estrutura e em muitos casos, o estrago ainda não tinha sido totalmente ajustado e a maioria delas ainda apresentava sinais de destruição. Agora, outra avalanche de problemas surgiu e o que ainda não estava bom, ficou pior, fazendo com que o medo seja a palavra mais proferida nos últimos dias, já que sair de casa é um problema e voltar para ela outro ainda maior.
Aqui no Recife não está diferente e as dificuldades de locomoção são inúmeras, onde a maioria das ruas de principais acessos pela cidade apresentam problemas de drenagem e comprometem a circulação de pessoas e de veículos. Na segunda-feira a rua da faculdade que estudo alagou totalmente e por pouco os carros que estavam estacionados na rua não foram inundados pelas águas que subiram rapidamente devido a um temporal forte que caiu naquela noite. Até as aulas foram interrompidas para que as pessoas pudessem retirar os seus carros antes que o problema fosse bem maior. Fiquei ilhado esperando o nível de água baixar e com isso conseguir ir para casa por um caminho bem diferente do que costumeiramente faço, pois o túnel de boa viagem estava com muita água e poderia danificar os veículos que passassem por ali.
Temos que sair de casa mais cedo para evitar chegar atrasado ao trabalho e a pior sensação é muitas vezes não ter opção de passagem e ficar preso no trânsito cheio de alagamentos. É impressionante como Recife está comprometida e totalmente despreparada para as chuvas, já que não há, em muitos casos, meios de escapatória e ficamos sempre tendo que nos afogar num mar de lama e lixo que se espalha pelas ruas nesta época do ano.
Ações que viabilizem a drenagem das ruas são de extrema importância e serão formas essenciais de dar ao cidadão melhores opções de ir e vir dentro da cidade que escolheu para viver. Sabemos das dificuldades da cidade, que é baixa e tem muitos rios e canais, mas se bons programas de saneamento fossem feitos e se a população fosse mais educada e entupisse menos as ruas e galerias com lixo, certamente a situação poderia ser melhorada e menos sofrida.
Lamentável...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...