terça-feira, 11 de setembro de 2012

Efeito Estufa

Visitei uma plantação de flores e outras espécies num local onde elas ficavam protegidas por estufas, devido ao frio do local e também às variações climáticas que poderiam ocasionar na morte prematura de mudas extremamente delicadas e que devem ter cuidados especiais no seu plantio e cultura.
É interessante como o ambiente lá dentro da estufa é protegido e como as plantas não deixam de receber os ventos externos, mas de uma forma moderada e bem menos agressiva e que possa ressecar as suas folhagens, deixando-as com um aspecto envelhecido e bem diferente do que geralmente encontramos nas feiras e exposições de flores, quando a perfeição é a característica mais marcante.
Vi de tudo, desde orquídeas de várias cores, até pimentas bem vermelhas. Era uma boa variedade de espécies vendidas a preços populares para os visitantes do local. Uma dona de casa geralmente fica louca com as plantinhas que encontra, mas o que me chamou muito a atenção foram as redes que formavam as estufas, pois com o passar do tempo desenvolveram outras espécies de vegetações e davam uma aparência bem diferenciada ao local que ficava cheio de interferências e parecia em alguns momentos com aqueles cenários de filmes de terror, quando o tempo cuidava de agir nas paredes e teto das casas.
Mas o cenário era de harmonia e beleza...
A sensação era bem engraçada, pois quando olhávamos por fora, víamos um cenário bem soturno e sombrio, mas quando entrávamos nas estufas, o que encontrávamos era uma linda vegetação cheia de verde e de muitas cores, especialmente das sensíveis violetas que possuem pétalas aveludadas e bem delicadas. Algumas outras chamavam a atenção como as rosas, pois era possível ver logo cedo o orvalho nas suas pétalas e ao final do dia o desabrochar de uma linda flor.
A natureza nos proporciona grandes sensações e emoções e somente observando a sua rara beleza é que podemos perceber o quanto as mudanças são necessárias para entenderemos o nosso real sentido e também como podemos contribuir para que tudo realmente tenha plenitude e continuidade. O homem nem sempre faz o bem ao meio ambiente e consegue, com a sua "sabedoria" destruir tudo e mudar muitos rumos que a natureza traçou e que, de forma grandiosa, nos mostra a cada dia. Vivemos numa estufa, certamente, mas não com aquele clima que vivenciei. Estamos trancados num mundo cada vez mais poluído e cheio de interferências, onde nem sabemos ao certo onde começa e termina a sujeira e a limpeza e se a proteção que temos é realmente válida ou não.
Estufamos o peito para dizer que somos civilizados e inteligentes, mas nem percebemos que a nossa lição de casa está incompleta e que ainda temos muito o que aprender para nos tornarmos realmente importantes e diferenciados na terra e dessa forma contribuir com todas as suas mudanças e variações climáticas de forma positiva e evolutiva.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...