quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Explosão do Consumo

Ontem fui ao shopping só para pegar uma encomenda que tinha feito numa loja e fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que circulavam e compravam no local. A explosão consumista é algo que se torna bem comum nos dias de hoje quando a facilidade de crédito e o aumento de renda da população impulsiona a aquisição de itens que antes eram mais difíceis de serem obtidos.
No período natalino, esta característica se torna ainda mais marcante e as lojas terminam ficando cheias de pessoas que buscam uma lembrancinha para o amigo secreto, familiares ou pessoas queridas. Comprar é muito bom, mas o ruim é perceber depois a fatura do cartão recheada de números e com um saldo além do que existe na nossa conta bancária. Quando isso ocorre, é bom avaliar os gastos e identificar o que realmente importa e precisa ser comprado, pois se assim não for, as novas ondas de consumo ficarão comprometidas. O bom é saber gastar e usar o dinheiro adequadamente para que possamos sempre ter disponibilidade e renda para obter o que queremos, mesmo em épocas normais e que não tenham tanto significado como no Natal.
Nesta fase do ano, os produtos ficam mais caros e as lojas buscam na exploração uma forma de ganhar mais dinheiro por um produto que em outros momentos valeriam bem menos. A partir do Natal, os preços começam a cair e na semana que antecede o ano novo, as liquidações fazem parte de todas as lojas que querem colocar para fora o que não conseguiram vender até o momento.
Estacionar o carro num shopping, enfrentar gigantescas filas, ser pisado, ter péssimo atendimento e ficar irritado são características comuns quando o aumento do consumo acontece, pois tudo em demasia termina virando algo desordenado, ruim e cheio de altos e baixos, onde a paciência se torna o combustível mais importante, ficando bem mais classificada que o dinheiro.
Dinheiro podemos até ter, mas se não tivermos disposição para enfrentar a maratona de pessoas, tráfego e sons que nos acometem, ficaremos cada vez mais sem disposição de competir com o mercado crescente de agonias que a vida moderna nos oferece.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...