segunda-feira, 3 de março de 2014

Os Lixos do Carnaval

É difícil realizar uma festa tão grande e não esperar que nada de negativo aconteça, pois o acúmulo de pessoas faz com que muitos outros problemas sejam gerados durante os dias de folia, sendo o lixo o maior deles, pois os recipientes e coletas insuficientes terminam fazendo com que as ruas fiquem sujas em demasia, dando um trabalho adicional ao governo municipal. A prefeitura até que tentou fazer um trabalho de conscientização, mas, na minha opinião, foi algo sem efeito algum. Era melhor ter gasto o dinheiro com uma coleta mais eficiente e ágil, pois tanto em Recife como em Olinda os carros de lixo disputavam espaço com os foliões nos períodos que as ruas iam sendo invadidas pela multidão.
Sempre vai ocorrer sujeira, isso é óbvio, pois ninguém se lembra das regras de educação na hora da folia e faz das ruas um canteiro de restos, embalagens, urina e outras coisas mais. Alguns espaços ficam fedendo muito e comprometem até a circulação de pessoas, como foi uma rua que vi ontem em Olinda, onde os banheiros químicos estavam transbordando de urina, deixado a ladeira uma cachoeira de sujeira e fazendo com que os foliões pulassem naquela lama de água servida.
Coisas do carnaval que nem só alegria proporciona ao público e terminam deixando a festa com uma agonia acima da conta, pois como se não bastasse termos que nos desviar das multidões, ainda temos que descobrir um espaço para pisar e garantir o nosso direito de ir e vir. 
Outra coisa errada que vi em Olinda foi a circulação de carros em períodos de grande movimento da folia. Eram todos moradores e estavam garantindo o seu direito de ir e vir, mas acredito que o bom senso falava mais alto nestas horas, pois além de atrapalharem a passagem dos blocos, faziam com que as ruas ficassem mais apertadas. Era outro lixo desnecessário nas ruas, pois nessa época as pessoas invadem tudo e dividir esse espaço com carros é bem complicado.
Um ato de coragem de quem deixou seus carros estacionados nas ruas de Olinda também. Talvez busquem da prefeitura alguma indenização posterior em caso de avarias que certamente acontecerão nas latarias dos carros insistentemente incomodados durante a passagem de todos os blocos. Será que fizeram isso de propósito? Fiquei pensando nisso, pois em anos anteriores, não havia carros nas ruas e neste ano a incidência foi altíssima, em todas as ruas. Era um protesto velado contra a folia?
Não sei ainda. Descobriremos se os lixos do carnaval irão feder após o período carnavalesco. Vamos esperar para ver se estas sujeiras serão lavadas após o carnaval, pois a cada ano uma novidade aparece e coloca em risco a descontração das ruas, cada dia mais lotadas.

A Presidenta na Folia dos Bonecos Gigantes

Blocos de Rua

Pernambuco no Coração

Frevo no Pé

Conselhos Infames

Bonecos de Olinda

Carros estacionados nas ruas de Olinda.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...