quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cabelinho de Sapo

Qual o limite entre o bem e mal
Entre o amor e o ódio
Entre o belo e o feio?
Existe um limite muito pequeno chamado de "Linha Tênue" , mas que aqui no nordeste chamamos de "Cabelo  de Sapo", pois é algo quase imperceptível, embora exista com muita intensidade.
Notamos esse fator costumeiramente nas nossas vidas e basta perceber uma reação de fúria de alguém que ama de verdade. A motivação para a raiva gera um ódio que pode terminar em algo pior e a morte é só uma das infinitas possibilidades.
O bem e o mal sempre estão juntos e um está contido no outro. Não existe um sem que o outro tenha vida. Esse cabelinho de sapo faz toda a diferença nas horas mais conflitantes da nossa vida e pode contribuir para muitas das nossas alegrias ou tristezas, bastando que tenhamos muita calma para decidir que gesto tomar nas horas que exigem de nós uma decisão aprumada e emergencial.
A beleza é algo significante para todos nós, mas para que uma pessoa se torne feia e desprezível não é necessário maquiagem ou uma roupa inapropriada, basta uma palavra que fira o nosso coração e que nos faça enxergar aquela pessoa linda de forma grotesca e cheia de defeitos.
Os cabelinhos de sapo são cada vez mais comuns nas nossas vidas e nos enganamos quando pensamos que para mudarmos nossas atitudes ou sermos influenciados de forma totalmente disforme precisamos destinar grande esforço. Nada disso.
Para viver e morrer, basta um suspiro.
As linhas tênues são frágeis, quase invisíveis, mas altamente significativas nas vidas de todos nós, pois se não estivermos sempre atentos aos detalhes que elas podem nos apresentar, ficaremos cada vez mais vulneráveis e aprisionados na mesmice que algumas  situações podem apresentar. Existem pessoas que tem pavor dos imprevistos, das inseguranças, dos cabelinhos de sapo e, principalmente, deles mesmos.
Quem não sabe ter o equilíbrio adequado nesta linha tão essencial das nossas vidas, não tem possibilidade de  enxergar o óbvio em alguns momentos e com isso poder reverter muitas situações ruins e que nos trariam grandes tormentas.
Não vivemos nos limites, mas sempre no meio dos ciclos que a vida nos apresenta. 
O fim é breve e pode estar presente na nossa existência em pequenos segundos ou minutos. Se esse fator não for percebido, teremos grande dificuldade de melhorar nossos procedimentos e de realmente saber andar na linha tênue da vida ou quem sabe pentear os cabelinhos de sapo que aparecem e que podem ser lisos, crespos, ressecados ou muito oleosos. 
Não importa o tipo, teremos que tratar todos eles de uma forma correta, evitando que sejam problemas para todos nós.
Quais são as suas linhas tênues e cabelinhos de sapo?

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...