segunda-feira, 10 de março de 2014

Paço do Frevo

O Paço do Frevo, inaugurado recentemente no Recife, na Praça do Arsenal, é o que podemos chamar de museu altamente interativo, pois em todos os ambientes o significado da palavra "Frevo" fala mais alto e nos faz ficar cativos de tanta história retratada com música, cores, imagens e vídeos em espaços que foram decorados e pensados para abrigar um pouco da história deste que é Patrimônio Imaterial de Humanidade.
No térreo, a sala de vídeos mostra o calor do ritmo nas paredes pintadas de vermelho e também na infinidade de nomes pintados nas paredes, sendo todos eles de pessoas que contribuíram para o crescimento do frevo e também da sua popularização.
Depois de passarmos por esta sala vermelha, vamos contemplando um pouco da ordem cronológica do frevo, desde o seu surgimento há mais de 100 anos. É uma sala que tem espaço para que as pessoas deixem a sua marca, com uma assinatura ou quem sabe uma frase. Para chegar até ela, passamos por um corredor que tenta retratar um pouco da multidão que se reúne no carnaval e de como é a sensação de estar num local apertadinho, como geralmente acontece nas ruas estreitas do centro da cidade.
No primeiro e segundo andares, há escolas, salas de oficina de dança, escola de música e outros ambientes de apoio que compõe a área educacional do espaço. No terceiro andar, encontramos os estandartes dos blocos que marcaram época no carnaval pernambucano e que ainda estão em plena atividade. Um rico acervo de imagens mostra como foi a evolução do nosso carnaval e várias músicas e poemas ilustram os vidros das janelas tendo ao fundo o Recife Antigo e todas as suas belezas.
As matracas aplaudem as músicas que são executadas no som ambiente e isso deixa o local contemplativo, mas com muita interatividade, celebrando ainda mais o aspecto frenético desta dança que exige muito esforço e treino. 
Neste andar é possível contemplar, dançar, descansar, refletir e quem sabe esquecer um pouco do tempo e ficar observando todas as belezas que o espaço nos proporciona. A demora para a inauguração valeu a pena, pois quem olha o imenso prédio branco não imagina o colorido que ele carrega dentro de si e como isso nos enche de energia, fazendo com que a nosso conhecimento cultural sobre este ritmo vá além do que imaginamos. Reunir tão vasto acervo deve ter necessitado de tempo mesmo e tenham certeza de que o resultado foi grandioso e fará grande diferença nos passeios que os visitantes, sejam eles pernambucanos ou não, irão realizar ao local que já ferve em todos os sentidos.










Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...