sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Desordem e Progresso

Hoje é o dia da Independência do Brasil e o feriado comemora uma data importantíssima para todos nós, embora tenha caído no esquecimento para alguns, pois a maioria da população nem saiba o que se comemora no dia de hoje. Na verdade, o dia 7 de Setembro marca o início da nossa liberdade como Nação e as palavras Ordem e Progresso da nossa linda bandeira hoje representam algo bem diferente e que não podemos deixar esquecido no tempo.
Enquanto o Brasil alcançou um progresso considerável em vários aspectos, desenvolveu também uma desordem grandiosa e que muitas vezes ainda nos envergonha e nos faz pensar como seria o nosso país de existissem mais políticos com vergonha na cara e a população tivesse mais dignidade nos aspectos mais básicos da educação, saúde e segurança.
Até os desfiles cívicos não possuem mais aquela grandiosidade, pois a adesão é tão pouca por parte dos alunos e militares que terminamos não sentindo aquela empolgação que antes era algo bem característico e encantava a todos. Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que estavam no centro de Garanhuns hoje para assistir ao desfile das escolas, exército e polícia militar; mas enquanto o público compareceu em grande quantidade, ocorreu o inverso com os participantes dos desfiles que eram minguados e quase sem expressão. As escolas pareciam não estarem integradas e as bandas marciais eram simples e sem tanta organização. A banda mais tradicional da cidade, a do Colégio Diocesano, desfilou sozinha, sem os alunos do colégio, fazendo com que aquela beleza que antes era vista se tornasse algo apagado. Era lindo ver os desfiles dos Colégios Diocesano, XV de Novembro e Santa Sofia, pois levavam uma grande quantidade de alunos para a rua e mostravam fardamentos impecáveis, sérios, padronizados e mostrando o respeito à data que era celebrada em grande estilo. Hoje tudo é diferente, mas não posso negar que mesmo assim senti um frio na barriga quando as bandas marciais passavam pela Avenida Santo Antônio, pois lembrei da minha infância e do tempo que também desfilei naquele local. Hoje vi a Escola Adventista, que foi a minha primeira escola e pude perceber que o grupo de escoteiros, os Desbravadores, ainda continuam firmes na sua jornada, embora num grupo pequeno e bem diferente do que existia na minha época. 
Tudo vai mudando de padrão e o que era ordem se torna desordem, pois até o local para os desfiles as pessoas não respeitam muito e terminam fazendo de algumas apresentações verdadeiros blocos de carnaval, onde todos passam e ultrapassam e ninguém termina vendo o desfile de forma adequada.
Outra coisa que me chamou a atenção neste ano foi a presença marcante dos "balizos" na frente das bandas marciais. Eles chamam mais a atenção do que as mulheres e as poses que fazem deixam qualquer baliza no chinelo, pois em matéria de plumas e penas ninguém solta mais que eles. Um deles parecia madrinha de escola de samba e soltava até beijinhos para a plateia, além de fazer biquinhos para as fotos que as pessoas registravam. Foi um momento tão diferenciado nestes eventos que já foram mais sérios e hoje se adaptaram à realidade dos tempos modernos e fazem a festa de todas as formas, nem que isso pareça um pouco excessivo e sem sentido.
Adorei o desfile de hoje, pois as minhas lembranças foram muitas e só me fizeram lembrar dos meus bons tempos de escola aqui em Garanhuns.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...