quinta-feira, 23 de junho de 2011

Gonzagão do Samba

No próximo ano, Luiz Gonzaga, se estivesse vivo, faria 100 anos. Dentre as várias homenagens que serão feitas, duas de grande destaque já são conhecidas, que será a construção do Museu Luiz Gonzaga, no Recife Antigo, e também a homenagem que a Escola de Samba Unidos da Tijuca fará ao cantor.
Certamente a sua história será contada com muita criatividade e fará com que todos os nordestinos façam uma corrente bem positiva para o resultado favorável na Sapucaí. Em todos os locais do Brasil o artista é amado e lembrado pela sua trajetória de sucesso quando cantava as raízes nordestinas de forma muito grandiosa e num ritmo que não deixava ninguém parado, que é o forró.
Suas músicas já foram cantadas e revisitadas por outros artistas e sempre se mostram atuais. Comprei um CD com músicas antigas dele para escutar agora no São João e pude perceber que o tempo não passou para o Gonzagão, já que suas músicas são tão reais na vida de cada um de nós que fica complicado alguém não se lembrar de um momento de vida que não tenha tido a sua contribuição musical.
Sua vestimenta é lembrada, assim como a sua voz aveludada e cheia de energia.
Ele era assim, cheio de energia. Na minha infância escutava muito Luiz Gonzaga porque meu pai era fã e aprendi a gostar do seu ritmo desce cedo e algumas músicas se tornaram inesquecíveis, como "Respeita Januário" e "Xote das Meninas".
Festa Junina sem Luiz Gonzaga não existe e mesmo que não toquem ele, algum cantor cantará uma das suas músicas e o tornará onipresente em todos os locais onde o forró seja a sonoridade mais marcante.
Viva "Seu Luiz" e que todas as homenagens sejam pequenas para o tamanho do seu talento imortal.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...