quinta-feira, 17 de maio de 2012

CAIXA Cultural Recife

Nesta semana o Recife ganhou mais um espaço destinado a arte e cultura, que foi o CAIXA Cultural, que ficará sediado no Marco Zero, num prédio belo e totalmente reformado para abrigar exposições, palestras e pequenos shows, já que conta com um cine teatro de 180 lugares. Desde a sua reforma, o espaço já mostrava indícios de grandiosidade, pois todos os detalhes da restauração do edifício construído no início do século XX já mostravam que ele faria a diferença.
No início do mês, quando fui à Fortaleza, pude comprovar as obras do CAIXA Cultural da capital cearense, que terá suas atividades implantadas ainda este ano e ficará ao lado do Centro Cultural Dragão do Mar. Um belo edifício e o destaque fica para a dimensão, pois ao contrário do nosso contará com amplo estacionamento para os visitantes.
O CAIXA Cultural do Recife possui três andares para várias apresentações, mas ainda não tem agenda definida até o final de ano e conta apenas com uma exposição para visitação ao público, do artista plástico Siron Franco. Este belo monumento a arte ficará praticamente ao lado do Santander Cultural, que tem uma história já consolidada na cidade e passou por várias mudanças de nome, as quais foram geradas pelas incorporações bancárias que ocorreram, quando este inicialmente foi fundado com o nome de Bandepe Cultural, passando a ser Real Cultural e agora Santander Cultural. Ainda bem que as sucessivas vendas e negociações entre empresas não afetaram o andamento do espaço, que continua firme, com programações variadas e cada dia mais lindo e conservado.
Fico imensamente satisfeito quando vejo estas mudanças ocorrerem no Bairro do Recife, pois aos poucos a paisagem desgastada dos casarões antigos da área vai ganhando novo rumo e perdendo o tom apagado e ganhando cores vivas para abrigar diversos segmentos, sejam eles artísticos ou comerciais.
Em breve teremos a inauguração de outros casarões que estão sendo finamente restaurados, como o que abrigará o Espaço Cultural Chanteclair e o Museu do Frevo. O Recife Antigo está cada vez mais atual e cheio de novidades, mantendo mesmo assim suas características originais e trazendo para a área a vida que faltava há alguns anos. Os galpões antigos do Porto do Recife estão em reforma e abrigarão museus, cinemas, teatros, lojas, restaurantes e uma infinidade de opções para os visitantes da cidade que não para de crescer e se tornar referência no cenário nacional.
CAIXA Cultural é mais um dentre vários e será também de grande contribuição para que possamos usufruir de grandes valores da nossa cultura, em um espaço refinado, bem localizado e no ponto original da cidade, o Marco Zero.
Que venham mais realizações e que a cidade fique cada dia mais interessante e cheia de belezas. Pernambuco merece e o Brasil também.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...