segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cachoeira do Frade

Foi, sem dúvida, a trilha mais complicada da nossa temporada em Tianguá e confesso que fiquei com receio em cumprir todas as etapas da caminhada que era curta, mas cheia de obstáculos. Não fui até o final e o registro da Cachoeira do Frade veio de uma amiga que me cedeu a foto para a postagem.
Fiquei com uma certa frustração por não ter ido até o fim, mas pensei nos momentos que ainda iria viver naqueles lugares tão bonitos e não queria me arriscar por tão pouco. Tive oportunidade de ver outras quedas d'água no caminho e fotografei o que pude do passeio que foi tenso, já que uma amiga nossa passou mal e teve que ser socorrida. Acredito que foi uma desidratação que causou o mal estar, mas tudo ficou bem e terminamos a trilha bem e com todos seguros.
Houve outro transtorno no final, pois pensei que tinha perdido a minha máquina no caminho, pois quando a procurei no meu bolso, não a encontrei. Péssima sensação para quem já tinha fotografado muitas coisas valiosas naquele dia. Terminei encontrando e voltamos para a pousada no final da tarde, exaustos e loucos por um descanso.
A trilha da Cachoeira do Frade possui um caminho árido, mas com uma correnteza bem perene e que não sofre alteração no período da seca. É uma dádiva observar toda aquela quantidade de água jorrando e levando vida por onde passa, já que nas margens do rio, tudo fica verdinho e bem diferente do que encontramos pelo caminho.
Ainda levei um corte no cotovelo, mas foi algo superficial e que não sangrou muito. A minha calça rasgou devido aos arbustos e espinhos que eram muitos e nos deixavam arranhados. Quem fez a trilha de bermuda sofreu muito durante a caminhada.
O que não gostei neste dia foi perceber o despreparo dos guias locais, já que em nenhum momento houve uma atitude da parte deles que possibilitasse uma facilidade no caminho que percorremos. Em todos os paredões que descemos, não tinha uma corda ou escada improvisada para descermos e tínhamos que contar com a intuição para vencer todos os desafios.
Talvez seja este o charme do local.
A dificuldade de acesso preserva um dos mais lindos cartões postais da região e faz com que as águas da Cachoeira do Frade sejam acessíveis somente para os desbravadores e corajosos.
Este foi o nosso segundo dia...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...