sábado, 22 de junho de 2013

Aracaju

Há muito tempo tinha visitado a cidade de Aracaju, capital do Estado de Sergipe, e nem lembrava mais como ela era, pois quando lá fui ainda era criança. O que pude comprovar é o que já me falavam sempre, pois a cidade mudou muito e a famosa Praia de Atalaia estava renovada, bonita e cheia de novidades. Realmente encontrei tudo isso e fiquei impressionado com a diversidade de opções de lazer disponíveis na orla e como a conservação do local é impecável, favorecendo a contemplação dos visitantes que podem usufruir de vários espaços para ocupar o tempo.
Tudo começa com a Passarela do Caranguejo, um local onde há vários bares especializados em servir a iguaria mais famosa da cidade, que é o caranguejo, o qual vem acompanhado de uma pedrinha de granito e um martelinho de madeira para facilitar a degustação, pois o recheio do crustáceo só é encontrado após um trabalhoso ritual, onde a paciência fala mais alto. A maioria das pessoas quebra o danadinho com os dentes mesmo, pois segundo eles o aproveitamento do recheio é maior. Eu recorri ao martelo. 
Andando mais um pouco, encontramos uma pista de patins e alguns parques infantis, tudo em perfeito estado de conservação e aptos para o uso da população que faz bom uso e cuida bem do patrimônio, pois não vi sinais de depredação e nem da ação de vândalos que sujam tudo com grafite e cartazes, o que deixa os locais públicos com aspecto ruim e destrutivo.
Há monumentos em homenagem às pessoas que marcaram a história do Brasil, assim como muitos restaurantes, sorveterias, caixas eletrônicos, feira de artesanato e hotéis diversificados e para todos os bolsos.
Andando um pouco mais, encontramos a região dos lagos, local que possui três lagoas artificiais onde se pode andar de pedalinho e curtir um pouco a brisa que vem do mar. As pistas de caminhada são demarcadas, diversificadas e sempre atraem muitas pessoas para um bom passeio ou corrida na orla.
Pertinho dessa área, encontramos o Oceanário de Atalaia, que é mantido pelo Projeto TAMAR e apresenta algumas espécies de tartarugas marinhas, tubarões e outros peixes para que os visitantes possam conhecer e até sair de lá com boas recordações e também com uma lembrancinha que pode ser conseguida na loja de artigos da marca do projeto.
O Skate Park é grande, diversificado e possui vários desafios para os amantes do esporte. Um local bem frequentado pela galera jovem e que gosta de aventuras. Já no final da orla encontramos o centro de cultura e o pátio de eventos, que conta com um amplo estacionamento e bons restaurantes nas redondezas. Já no final da orla, encontramos o Farol, que marca o início da Praia de Coroa do Meio, outro bairro da cidade.
Aracaju é um local ótimo para quem gosta de paz, serenidade e ótimas opções de lazer gratuitos. Na orla há atrativos para todos os gostos e bolsos e o que mais chama a atenção é que terminamos esquecendo que ali há uma praia; foi a primeira vez que vi o mar ficar em segundo plano, já que antes de chegar a ele o visitante se encanta com as belezas da orla e fica por ali mesmo. 

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...