quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Peixes, Odores e Muita Festa...‏

Domingo passado fui logo cedo caminhar na beira mar de Baía Formosa e fiquei observando durante um bom tempo os pescadores, suas jangadas e a quantidade de peixes que traziam das suas viagens no mar.
Eram grandes quantidades de peixes frescos que eram vendidos ali mesmo, na rua, a preços populares, com muita qualidade, sem nenhum tipo de conservante.
Outro fator que me deixou atento, foi a destreza com que os pescadores tratavam os peixes para vender, pois algumas pessoas preferiam comprar somente o filé. Fiquei impressionado com o estrago de peixes, pois muitos pedaços que eram desprezados durante o corte e descamação poderiam ser aproveitados para fazer refeições, sopas e outros alimentos, uma vez que eram cortes consideravelmente grandes e terminavam sendo a festa dos gatos e cachorros que ficavam nas redondezas.
Os facões amolados eram usados com maestria para retirar as escamas e vísceras dos peixes, que eram de vários tamanhos e espécies e mostravam a riqueza do mar que sempre nos apresenta deliciosos peixes e crustáceos para consumo.
O odor forte de peixe era algo bem característico, pois como sempre ficavam restos deles pelo chão, a ação do tempo se encarregava de deteriorar o que até pouco tempo estava no mar, nadando e bem vivo. Muitas pessoas se aglomeravam logo cedo para comprar grandes quantidades de peixes e pouca coisa sobrava para ser vendida durante o resto do dia. Os sobejos ficavam guardados em grandes geladeiras para que não ficassem podres e impróprios para o consumo.
Além disso, tinha um caldo de cana fresquinho sendo vendido para as pessoas com aquele pão doce bem gostoso e novinho. Era um bálsamo para os pescadores e fazia com que as energias de uma viagem noturna, no mar revolto, pudessem ser recompostas para outra jornada que iria acontecer em breve.
Adoro ver estas coisas simples da vida e ainda mais perceber que elas darão origem a muitos momentos prazerosos, pois em cada restaurante da cidade encontrávamos peixes deliciosos para comer, seja frito ou no molho. Não importa o tempero, o que vale é o sabor delicioso que os peixes de água salgada possuem. Uma movimentação tão simples contribui para que muitas outras possam acontecer e que muitos restaurantes e residências, das mais simples a mais sofisticadas, possam ter na suas mesas os mais variados tipos de peixes, cada um com o seu sabor e beleza.
A riqueza vem do mar...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...