domingo, 7 de outubro de 2012

Sabedoria Popular

Gosto de fotografar os grafites nas paredes e também as frases escritas, pois algumas vezes nos mostram verdades que todos nós precisamos escutar de vez em quando e que são necessárias para o nosso desenvolvimento e reflexão.
Não gosto quando vejo as paredes com inscrições sem significado e que não nos acrescentam nada, só mostrando a falta de compromisso das pessoas com a preservação das ruas e monumentos. Não me agrada também quando tais inscrições estão em locais impróprios e que fazem parte do roteiro turístico da cidade. É melhor que os artistas usem os muros abandonados para mostrar a sua arte e dessa forma não desgastar o que temos de tão bonito na nossa cidade, pois se formos perceber bem algumas das frases que encontramos vão de encontro com a atitude tomada, pois se falam de igualdade, de educação e de atitude, como podem estar em locais tidos como preservados?
Outro dia vi um monumento no centro do Recife todo feito de mármore e todo sujo de tinta. Quando isso acontece numa parece simples, uma pintura resolve, mas numa área com mármore, fica mais difícil a remoção e sempre sobram os resíduos que dificilmente abandonarão as suas moradas.
Se a sabedoria popular nos ensina tanto, deveria ser mais inteligente para perceber que o compromisso com a organização e limpeza das nossas cidades também é nossa e não somente da prefeitura. Nas ruas encontramos vários indícios de que a sabedoria popular está em baixa e isso é refletido nos papeis jogados no chão, na invasão de espaços públicos para instalação de barracas clandestinas de comércio, fixação de cartazes em locais preservados e deterioração do patrimônio comum e público que todos nós temos acesso.
Fui fotografar uma imagem sacra que ficava em frente a uma igreja e percebi que ela estava cheia de cartazes e isso era algo que exalava vergonha ao povo do Recife que fala tanto, abre o bocão para reclamar de tudo, mas mostra tamanha inadequação aos princípios básicos da civilidade.
Isso é visto em muitos lugares e não é só característica do Recife, mas sinto que a desordem é bem maior e sem controle por aqui, uma vez que o costume está falando mais alto do que os reais direitos que cada um tem de invadir os espaços e sujar o que não é seu como forma desumana de mostrar uma raiva que não acrescenta nada e termina só frutificando mais ações de vandalismo e marginalidade.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...