domingo, 13 de fevereiro de 2011

Filme de Domingo

O Filme “Mandela, luta pela liberdade” retrata a história do líder sul-africano, Nelson Mandela, sob as memórias de James Gregory, que foi o seu guardião durante muitos anos na prisão, estando preso sob o regime do Apartheid, que separava e discriminava os negros e brancos na África do Sul.
O que antes era abominação por parte do James Gregory se tornou admiração e respeito, pois durante todos os anos que esteve supervisionando o líder negro, teve a oportunidade de notar sua imensa dedicação ao seu povo e também reconhecer os seus ideais, que buscavam a liberdade e a comunhão das riquezas da Nação, onde todos pudessem ter uma vida digna e não serem discriminados pela cor.
A “Carta da Liberdade” foi o manifesto que Mandela e seus aliados fizeram na época e que mostrava quais eram as suas intenções diante da sua Nação, atitude esta que lhe rendeu a prisão por mais de 20 anos. Durante o período em que esteve preso, recebeu várias ofertas de liberdade em troca da sua renúncia pelos seus ideias, mas nunca cedeu e sempre foi fiel ao seu povo e também aos seus desejos de melhoria para a África do Sul.
As pessoas brancas naquela época discriminavam os negros sem nem conhecer sua história e se achavam superiores em tudo não percebendo eles que a maioria populacional do país era formada por negros. Mandela sofria muito na prisão e era tratado como terrorista perigoso e tinha vigilância constante para que não pudesse jamais manifestar seus princípios e pensamentos para o mundo. Isso só aumentava ainda mais sua fama e fazia com que as pessoas e outros presos o tivessem como líder e comandante de todos, naturalmente, sem que fizesse qualquer imposição.
Todos os passos dos negros na prisão eram vigiados e a censura era firme com eles, evitando que mantivessem qualquer tipo de comunicação que pudesse parecer contrária ao regime militar. Aconteceram muitas mortes por causa dos militares e era comum matarem as pessoas numa forma de mostrar aos outros o seu abuso de poder.
O filme não mostra nitidamente a essência do Apartheid e procura mostrar mais a admiração que o James Gregory passou a ter pelo Nelson Mandela. Os fatos mostrados ficam subentendidos e para quem não conheceu os fatos poderá ter um pouco de dificuldade de entender o porquê de tanta discriminação.
Com a liberdade de Mandela, que aconteceu após grandes pressões internacionais e nacionais em prol dos direitos fundamentais, o mundo pode conhecer melhor este homem que sempre lutou para mostrar sua inocência, sendo firme naquilo que acreditava ser a melhor forma de viver junto aos seus. Podemos notar que, alguns aspectos da época podavam as chances de alguém mostrar sua inocência, pois só o fato de ser negro já trazia consigo uma grande carga de negatividade e era o necessário para que a incriminação fosse feita, sem chances de defesa. Nelson Mandela tornou-se presidente da África do Sul, tamanha foi a sua popularidade após a liberdade e com isso pode mostrar ao mundo os seus ensinamentos, fazendo do seu país um lugar mais igualitário.
As penalidades impostas pelo regime do Apartheid eram severas e desrespeitavam os direitos humanos, pois tratavam os negros como porcos e os deixava à margem da sociedade. Hoje vemos que a culpa de Mandela foi ter idealizado pensamentos numa época que ainda não estava preparada para receber os mais elementares princípios da convivência e liberdade humana, pois era comum matar e torturar aqueles que não tinham chances sequer de defesa, pois isso era somente para os brancos e os negros, além de serem culpados por tudo, ainda tinham este grande elemento do nosso código penal esquecido e negado.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...