segunda-feira, 16 de junho de 2014

A Rotina da Copa

Quando estamos próximos de um evento tão grande como a Copa do Mundo é que percebemos as grandes mudanças que ocorrem na nossa rotina, pois podemos encontrar muitos acontecimentos e pessoas novas nas ruas, fazendo com que notemos as influências e contribuições que os torcedores de outras partes do mundo nos trazem.
No último sábado, dia de jogo do Japão e Costa do Marfim, aqui no Recife, a cidade ficou muito movimentada e o que mais víamos nas ruas eram japoneses, com estilos diferentes, porém com caras bem parecidas. A seleção ficou hospedada num hotel próximo à minha casa e o movimento foi intenso durante todo o dia, seja de carros, helicópteros, ônibus e muitos curiosos que tinham vontade de ver os jogadores de perto e quem sabe tirar uma foto ou conquistar um autógrafo.
Até os festejos juninos ficaram apagados este ano e a Copa do Mundo, mesmo com todos os protestos e lamentações, tomou conta da cidade e fez com que todos tivessem uma só motivação durante todo o tempo disponível, seja para ir torcer na Arena Pernambuco, ficar em casa ou no bar com os amigos. Não importa, o que vale é a torcida.
Na praia vi muitos japoneses e o que mais era notado era a interação deles com os brasileiros, já que brincavam de futebol na orla da Praia de Boa Viagem como se fossem amigos de infância. É engraçado você sair na rua e ter a ligeira impressão que está em outro País, pois a sensação de ser diferente num local tomado por estrangeiros é bem marcante. Acredito que em outros bairros isso não foi tão percebido, mas aqui em Boa Viagem, onde a maioria dos hotéis está, fica mais fácil a percepção e vivência disso tudo. 
Sábado foi um dia de chuva, mas isso não afastou a alegria das pessoas em ir para a Arena Pernambuco e sentir um pouco da sensação de estar numa Copa do Mundo e saber que ela está sendo disputada tão pertinho das nossas casas, praticamente no nosso quintal.
Eu não sou muito fã do futebol e senti esta emoção, imagine quem é fanático e acompanha todas as Copas do Mundo? Deve ter ficado louco.
Ainda teremos mais outros jogos aqui em Pernambuco e tenho certeza de que as alegrias serão as mesmas, já que brasileiros e futebol combinam muito bem e fazem a diferença numa festa deste porte. A hora é de aproveitar a festa e deixar de lado as críticas que agora não fazem tanto efeito, já que a Copa é uma realidade e enche os olhos de todo o mundo.
Vamos aproveitar a rotina... 

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...