domingo, 16 de outubro de 2011

Otimismo

Gostei da Revista Época desta semana, pois além de combinar com a minha colcha amarela, trouxe um tema de capa muito interessante, que é o Otimismo.
A reportagem é uma atualização de outra que foi feita em 1998 quando a revista foi lançada. Fala um pouco do que aconteceu nestes 13 anos e mostra algumas pessoas que foram entrevistadas na ápoca, assim como suas situações atuais diante de tantas mudanças na economia e no país. O interessante é que as pessoas continuaram otimistas, mesmo tendo altos e baixos na vida e nem sempre conquistando o que realmente esperavam. O que valeu foi a perseverança de um povo que não deixa de sorrir, mesmo quando tudo é visto como contrário.
Os sentimentos que temos dentro de nós, permitem que sejamos otimistas ou pessimistas e a vida que levamos também nos possibilita termos algumas iniciativas para estas duas palavrinhas, simples, mas decisivas na vida de cada um de nós.
O otimismo se manifesta mais fortemente em pessoas que acumulam vitórias na vida ou que, pelo menos, buscam sair do lugar comum e criar uma perspectiva de vida diferenciada dos demais.
Para os que sofrem ou que caem mais facilmente nos seus empreendimentos, o pessimismo se torna mais forte e pode prejudicar o desenvolvimento de atividades ou o relacionamento com outras pessoas, pois se só encontrarmos na nossa frente pessoas otimistas e nosso sentimento é totalmente o contrário, imagine como será a nossa convivência?
Prefiro ser otimista, mesmo quando tudo dá indícios de desordem. Só dou meia volta quando sei que a furada é certeira e que não irá me ajudar em nada. É mais fácil aprender com o deslize do que não tentar, pois as grandes descobertas e iniciativas do mundo não surgiram assim, do nada, prontinhas. Foram sendo maturadas e tiveram como combustível uma grande carga de otimismo, com pitadas de insegurança.
Insegurança todos nós temos, o que não devemos permitir é que ela nos aprisione, nos deixando sem condições de dar um passo adiante e com isso aumentar a nossa carga de aprimoramento pessoal, social e profissional.
Viva o otimismo e viva o Brasileiro!!!

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...