quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Viver Pernambuco

Viver o Pernambuco que todos nós gostamos é bem mais do que morar numa cidade qualquer do Estado; é participar das suas manifestações culturais, que são muitas; é conhecer cada ponto da sua cidade, os bons e os ruins; é ser um morador atuante e consciente dos seus direitos e deveres; pois se assim não for, ficaremos cada vez mais alienados e sem chances de mudar algo que depena da nossa intervenção.
Conheço pessoas que moram aqui no Recife desde o nascimento e não conhecem direito nem o bairro que moram e muitas vezes nem visitaram alguns locais que já existem há anos e são amplamente visitados e divulgados na mídia. Acho isso isolamento cultural e pessoal, algo que não faz bem e não dá bons frutos, pois deixa qualquer um com um aspecto desinformado demais, beirando a alienação.
Outro dia marquei com uma amiga num local para nos encontrarmos, no centro do Recife, e ela simplesmente se perdeu porque não sabia onde ficava o prédio que falei e que estava localizado na avenida mais movimentada da cidade e perto de milhões de outros lugares de fácil acesso. Quando finalmente nos encontramos, a sensação que tive foi que ela era uma cega num deserto, sem noção alguma de onde ir e também do que existia na sua frente.
É engraçado quando isso acontece, pois não são fatos isolados e muitos padecem deste mal, que é não conhecer a sua terra e os locais que ela oferece para visitação e diversão. Outro dia fui com uma amiga no Paço Alfândega, um shopping daqui, inaugurado há mais de 10 anos, e para minha surpresa ela me perguntou: É novo? Inaugurou quando? 
Como tinha intimidade com ela, esculhambei e mandei ela se orientar e deixar de ser alienada. Ela riu e disse que nem sabia da existência do local e que realmente era surpresa para ela tudo aquilo. Assim também acontece com outras situações e muitas vezes percebo como não damos a real importância ao que diariamente está ao nosso lado e que faz parte da nossa vida, já que dependemos desta terra para viver, trabalhar e morar.
Viver intensamente Pernambuco, ou qualquer lugar que seja, é tarefa nossa, dos moradores. Temos que ficar atentos a tudo, principalmente quando as mudanças são radicais demais e afetam as nossas vidas de uma maneira gritante. Não podemos deixar que o tempo passe e que as cidades evoluam sem o nosso olhar atento e preocupado.  

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...