segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Astro Rei

Neste final de semana, o sol foi o astro que nos guiou em muitas aventuras e passeios que realizamos, seja iluminando os dias ou deixando os finais de tarde mais bonitos e contemplativos. A nossa última parada da viagem do feriadão foi na Praia do Jacaré, na cidade de Cabedelo, estado da Paraíba, já na volta para o Recife.
Lá, nos finais de tarde, o sol se apresenta lindo, avermelhado, grandioso... Começa a desaparecer exatamente às 17:00 e, aproximadamente, por 20 minutos realiza um espetáculo único e que é abrilhantado ainda mais pelo Jurandir do Sax, que faz uma apresentação numa jangada, tendo como cenário o sol e toda a sua magnitude. A fotografia registrada mostra um pouco desta beleza, mas somente o momento pode demonstrar a emoção que sentimos, quando o som nos deixa refletir um pouco sobre a vida e também sobre a sua serenidade, já que a música suave deixa todos os visitantes do local magnetizados e com um incrível brilho nos olhos.
A festa, porém, dura o tempo do pôr do sol, pois aos poucos as pessoas vão deixando o local e os bares, antes cheios e com muita música ao vivo, ficam vazios e deixam o local com um certo aspecto de tristeza. Lá encontramos de tudo um pouco e o artesanato é bem diversificado, além da culinária que oferece pratos típicos e muitas variedades de tapiocas, acompanhadas com um café gostoso e bem quentinho.
Conheci uma barraquinha que vendia molhos e geleias de pimenta. Deliciosas, exceto pela mais forte que é apelidada de "Puta Que Pariu" e o nome realmente combina com o ardor que ela proporciona, pois o efeito é devastador e deve ser consumida com muita cautela nos alimentos que iremos degustar. Eu provei e fiquei agoniado com a intensidade da pimenta, que tem cor verde, sendo indicada para sopas. Acredito que um pingo já resolve e deve deixar o sabor do prato delicioso.
O que percebemos na Praia do Jacaré, foi o modo brejeiro das pessoas apresentarem a sua arte, pois podemos facilmente encontrar pessoas vestidas tipicamente, com elementos do cangaço, que é tão característico da região, assim como algumas apresentações de dança regional que são realizadas nos bares que ficam às margens do rio que dá nome ao local.
Na verdade a Praia do Jacaré é um Rio...
A volta para o Recife foi tranquila e afastei para longe o temor dos congestionamentos, pois o horário já nos favorecia e deixava a viagem mais calma e agradável, já que o som que escutávamos era composto por músicas de Vanessa da Mata e Tulipa Ruiz.
O feriadão deixará saudades e o sol também, pois foi a partir dos seus raios que tivemos os melhores momentos e imagens dos lugares que visitamos. 

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...