quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Olhar Crítico

Nem todos desenvolvem um olhar crítico para as suas ações diárias e preferem ficar percebendo o mundo com um olhar mecânico, onde as ferramentas para as descobertas não são necessárias, ficando evidente o cumprimento de um processo sem que tenham noção do que estão fazendo.
Pobres destas pessoas...
Quem não aprende a descobrir ao invés de ficar a vida toda perguntando, não aprimora os seus conhecimentos e não faz dos seus dias momentos diferenciados e cheios de melhorias. As várias atividades que diariamente executamos são repletas de pequenas letrinhas que temos a obrigação de ler para poder entender melhor o que executamos e também para não se perder no grande número de folhas de papel que dispomos na nossa mesa e que comprometem nossa visão e nos fazem cegos em alguns momentos.
Muitas pessoas são mestras na arte de perguntar por perguntar e com isso não constroem dentro de si a segurança necessária para mudar de rumo a sua vida e com isso passarem a ser informantes de si mesmas, sempre buscando as respostas daquilo que precisarão para os dias de trabalho e para desenvolvimento das atividades a que estão destinadas.
Gosto de informar, de instruir, mas não gosto de ser repetitivo. Detesto ter que estar falando a mesma coisa para uma pessoa milhões de vezes e acredito que este procedimento pode acontecer por dois motivos: ou a pessoas não entendeu o comando ou simplesmente tem dificuldade de assimilar e de perceber o óbvio.
Portanto, sempre pergunte se não entendeu e se há dificuldade de percepção, trabalhe isso no seu cotidiano para não vir a ter problemas maiores.
Já me deparei com muitas situações que desconhecia totalmente e resolvi a maioria delas somente com a investigação dos fatos e sem muitas vezes precisar de orientação.
A orientação é necessária, mas precisarmos também nos orientar para seguirmos um rumo crescente e cheio de avanços e não ficarmos somente esperando que as respostas venham prontas e que todos os nossos problemas sejam solucionados como num passe de mágica.

PS - Imagem que ilustra a postagem de hoje é do Artisa Pernambucano Fernando Areias e alguns dos seus quadros estão em exposição no Aeroporto do Recife.
Lindas obras, confiram...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...