terça-feira, 30 de outubro de 2012

Tudo Muda, até a Melancia!!

Na vida que levamos, dificilmente permanecemos com a mesma opinião por toda a vida, seja devido às adaptações que temos que fazer para poder conviver bem em sociedade ou para aprimorar os nossos gostos e preferências, pois muitas vezes terminamos nos bloqueando para determinadas situações por medo ou por algum momento ocorrido e que nos fez criar um certo abismo entre o que é real e o que é fruto da nossa imaginação.
Fazemos isso com as pessoas, com os alimentos, com as ações, lugares e até com nós mesmos. Quantas pessoas ficaram afastadas do nosso meio por conclusões precipitadas que tomamos? Quantos alimentos gostosos deixamos de provar por causa de uma aparência que não nos agradou? Quantas ações deixaram de ser tomadas por medo? Quantos lugares deixamos de conhecer por nos acharmos incapazes de tal fato? Quantas vezes deixamos de conhecer a nós mesmos por achar que já tínhamos informações demais?
Alguns traumas do tipo são gerados por situações passadas ou até pelos nossos pais que terminavam nos bloqueando para algumas atividades ou não permitindo que provássemos de alguns alimentos ou brincadeiras, construindo, dessa forma, dentro de nós um medo sem sentido e que só nos prejudica na vida atual.
Eu tinha muitos receios na minha vida e fui aos poucos quebrando todos eles para poder aprender a conviver bem com o mundo e o mais besta de todos eles era o medo que eu tinha de comer melancia, pois num dia qualquer eu provei e isso me deu uma tremenda dor de cabeça. Verdade ou não, todas as vezes que eu provava da fruta a minha cabeça doía, até o dia que fui a um médico de alergias, por outra necessidade, e resolvi verificar se havia algum motivo para isso.
O médico me disse que eu podia comer até pedra e que não tinha alergia alguma à melancia. Mesmo assim fiquei muito tempo sem provar da fruta, até o dia em que precisei me hidratar numa trilha e só tinha a danada para comer. Não preciso nem dizer que me derreti com aquela fruta geladinha e saborosa e nem senti dor de cabeça, pois o desejo de saciar a sede foi maior. A partir deste dia comi a fruta normalmente e não tive mais reação alguma.
Assim também é na vida cotidiana que levamos, pois precisamos de algum empurrão para vencer os nossos medos, que serão bem mais feios e menos saborosos que uma melancia. O que nos aflige são as pessoas, as situações e isso termina nos bloqueando para a vida que tanto pode nos ensinar. Verificando sempre o que é bom e não irá nos causar mal algum, podemos, sim, provar do doce gostinho da vida e sempre obter os melhores resultados, possibilitando que a água da vida seja plena na nossa mente e corpo, gerando uma série de benefícios que antes estavam inacessíveis pela nossa falta de coragem de visualizar algo novo ou simplesmente de experimentar.
Degustar a vida e todos os seus sabores é a melhor forma de mantermos a nossa mente viva e criativa. Se podemos saborear uma melancia, por que iremos passar a vida toda chupando limão e fazendo careta?
É melhor o doce que o azedo, não acham?

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...