quarta-feira, 15 de julho de 2009

Padroeiro e Padroeira

Amanhã, dia 16 de Julho, o Recife comemora o dia da sua Padroeira, Nossa Senhora do Carmo.
O Largo da Igreja do Carmo está em festa e a celebração terá seu ponto forte com a procissão que sairá pelas ruas do cento da cidade às 16h.
Hoje fiquei sabendo que Santo Antônio também é padroeiro da cidade do Recife, embora não tenha o título oficial nos dias de hoje. Antigamente o título era dele, mas depois foi dado oficialmente a Nossa Senhora do Carmo.
Ficaram os dois padroeiros, um oficial e outro não tão oficial assim, mas igualmente respeitado e com destaque na cidade. A igreja em homenagem ao Santo é uma das mais belas do Recife e por isso resolvi usar sua imagem neste texto e falar um pouco desta história de padroeiro e padroeira.
Sempre admirei muito esta construção, pois ela tem presença marcante no centro da cidade e não passa despercebida para o público que ali transita. Tenho a grande alegria de passar por ali todos os dias, pois o ônibus que me leva ao trabalho tem parada na frente da Igreja.
É bom diariamente contemplar a beleza de uma construção no estilo Rococó, com belas imagens internas e detalhes bem moldados em ouro e prata.
Santo Antônio é celebrado em junho, mas também tem sua importância neste mês, pois faz parte, juntamente com Nossa Senhora do Carmo, da grande festa que amanhã será feita para comemorar o título de padroeiros da cidade do Recife.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...