quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Arte Contra o Tédio

Escuto muitas pessoas falarem que ficam com tédio nas horas vagas e isso é reflexo da falta de compromisso com a arte, seja ela qual for. Quando temos acesso ao que é agradável aos olhos e mente, nos sentimos mais inspirados para conseguir sobreviver bem e com ótimas perspectivas de futuro.
Saber a forma adequada de realizar nossas ações para o divertimento é acima de tudo uma valorização pessoal e faz com que tenhamos a responsabilidade de repor nossas energias com o que é bom e pode nos trazer bons frutos e lembranças, pois momentos bem vividos ficam gravados na memória e nos fazem esquecer uma semana conturbada e cheia de trabalhos pesados, os quais sobrecarregam a nossa mente e fazem o nosso corpo ficar cansado e sem muita vitalidade.
O tédio é criado a partir da nossa inércia, pois sempre há uma forma de garantir a nossa felicidade, tendo como base algumas medidas simples que nos ajudam muito a sair da rotina e ainda aprender um bocado.
Ir ao cinema, visitar um museu interessante, participar de feiras de artesanato ou quem sabe até praticar a arte são atitudes que nos ajudam a ver o mundo de outra forma, tomando doses diárias de vigor para nos afastar de vez daquilo que nos aflige e nos traz um peso incalculável nas costas, deixando nosso fardo pesado demais para ser carregado por muito tempo.
Se aproveitamos o tempo livre para conhecer atividades culturais agradáveis, nos tornamos seres mais evoluídos e distantes dos perigos da ignorância que sempre aflige muita gente que não sai do lugar comum e só reclama da vida sem perceber as várias possibilidades que estão ao seu dispor.
Ficar parado no tempo é algo ruim, mas pior ainda é não deixar que ele nos afete e nos faça evoluir. Somente com o passar dos dias e com a nossa sabedoria é que poderemos ter a certeza de que o tempo nos ajudou a vencer o tédio e nos fortaleceu de tal maneira que fez da nossa vida uma arte completa e sem limites, onde todas as possibilidades só contribuíram para o nosso maior bem, que é a nossa paz de espírito.
Se o tédio não existe nas nossas vidas, ficamos mais sabedores do que realmente precisamos ter e aproveitamos melhor o nosso tempo com o que é bom e que precisa da nossa intervenção diariamente para se tornar real e com significado.
Já tomou sua vacina contra o tédio hoje?

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...