domingo, 26 de junho de 2016

Lençóis Maranhenses

Continuando a visita ao Maranhão, fui até a cidade de Barreirinhas para conhecer os Lençóis Maranhenses, famosa beleza natural que tanto nos orgulha e nos remete às mais belas paisagens que temos notícia, já que suas dunas móveis criam lagoas de várias formas e cores e proporcionam aos visitantes banhos relaxantes e refrescantes, diante de um calor bem grande nos dias em que o sol insiste em brilhar mais.
Fiz o passeio no período da tarde, para ter a possibilidade de contemplar o entardecer nas dunas, o que foi muito interessante e mostrou um horário menos aquecido do local, já que nesta fase do dia o calor vai diminuindo e nos proporciona uma caminhada menos desgastante, uma vez que não temos a possibilidade de ter sombra durante a jornada pelas lagoas.
Como o tempo era curto, fui e voltei no mesmo dia, mas não aconselho esta aventura caso o visitante tenha mais tempo disponível na sua viagem. O ideal é passar um final de semana em Barreirinhas e desfrutar com mais calma do espaço e ficar mais tempo nas lagoas contemplando as belezas naturais que a natureza nos oferece. Ir e voltar num só dia é bem cansativo e terminamos não aproveitando muito dos Lençóis Maranhenses, ficando mais tempo na estrada do que realmente conhecendo o Parque Nacional. 
A sensação é muito boa e diferenciada. Nunca fui num deserto, mas deve ser bem parecido, só que neste caso temos vários oásis ao nosso dispor, que são as lagoas formadas pela água da chuva e que nesta época do ano se mostram mais presentes e com maior volume.
A cidade de Barreirinhas é banhada pelo Rio Preguiças e não tem muitas opções de lazer, embora possua muitas pousadas, restaurantes e agências de viagem para os visitantes. Para ter acesso aos Lençóis Maranhenses, é necessário seguir o passeio num carro especial, tipo 4x4, já que a areia fina impossibilita que o trajeto seja feito de outra forma. Há uma travessia de balsa que tem o intuito de criar um clima mais pitoresco ao percurso que poderia ser facilmente desbravado por uma ponte, caso esta existisse. Por se tratar de um Parque Nacional, algumas edificações ficam proibidas por lei e terminamos desfrutando ainda mais destes detalhes brejeiros do espaço.
Em São Luís é fácil conseguir passeios para os Lençóis, tanto através de agências, como por conta própria, já que a viagem pode ser feita de ônibus ou por carro próprio. A visita aos Lençóis é guiada e deve ser feita por pessoas experientes, porque a possibilidade de se perder naquele mundo de areia é muito grande e o resgate se torna muito complicado, pois basta olhar para os lados e perceber que tudo é muito parecido, quase igual.
A visita só serviu para aguçar o desejo de voltar e de ter um pouco mais daquelas belezas ao nosso lado, bem pertinho das nossas lentes fotográficas para guardar como lembrança, sentindo o vento gostoso da brisa que insiste em nos deixar mais leves do que somos, onde tudo parece igual, mas totalmente diferente.














Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...