quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Alagoa Grande e Areia

Visitei duas cidades do interior da Paraíba para realizar trilhas e conhecer um pouco da história local, já que os municípios vizinhos são famosos pelas suas construções, geografia e também pelo fato do artista Jackson do Pandeiro ter nascido na região, mais precisamente no município de Alagoa Grande.
Saindo de Recife, a viagem dura, em média, 4 horas e nos mostra uma área bem preservada da região, onde as florestas ocupam a maior parte dos terrenos, os quais antes eram plantações de cana-de-açúcar, favorecidos pela altitude e pelo solo massapê, propício para o cultivo desta cultura. 
O artesanato local é simples, mas o foco principal é a gastronomia, especialmente as tapiocas, cachaças, doces e rapaduras. Em cada esquina encontramos um ponto de venda e ainda podemos conhecer o processo de fabricação que é um pouco industrializado mas resgata formas simples de produção. Na visita ao Engenho Triunfo, provamos vários tipos de cachaça, além do sorvete de frutas que contém um pouco da "branquinha" na sua composição.
Fizemos duas trilhas: uma no município de Areia e outra em Alagoa Grande e ambas foram especiais, pois pudemos conhecer a vegetação local, tomar banho de cachoeira e vencer os desafios que nos eram apresentados em cada etapa da caminhada que contou com um grupo unido de 40 aventureiros.
Almoçamos no restaurante da Vó Maria, que é mantido por pessoas da região e utiliza produtos orgânicos na preparação dos alimentos, o que deixa a refeição ainda mais deliciosa e agradável aos olhos e bolsos, já que o preço justo cobrado é algo que devemos salientar. 
Tivemos o prazer de conhecer também os filhos de Jackson do Pandeiro, que formam um trio de forró animado, e também o Isaías, que é o sósia do artista e que mantém a tradição de se apresentar nos locais públicos tocando o seu pandeiro e cantando fielmente como o artista original, falecido, e que hoje tem um memorial em sua homenagem na cidade de Alagoa Grande.
Bom sentir esse clima de hospitalidade que a cidade tem e ainda mais conhecer os lugares históricos que fazem parte da alma da Paraíba e do Brasil. Sem dúvida, um local ideal para passar um final de semana tranquilo, degustando as delícias da região e voltando para casa com um pouco mais de conhecimento dos detalhes da nossa história que muitas vezes insistimos em esquecer.





















Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...