sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Saladá de Frúta

Assim mesmo: Saladá de Frúta.
Foi dessa forma que vi este cartaz numa lanchonete outro dia quando ia trabalhar logo cedo. Me deu um mal estar danado, pois acho que a Saladá de Frúta tinha alguma coisa estragada, pois fermentou demais na minha cabeça.
É inacreditável como as pessoas erram a escrita das palavras e como estes erros acontecem com palavras simples e que não deveriam gerar dúvidas. Tudo bem que alguém erre uma palavra mais complicada ou aquela que muda de sentido quando é escrita com "S" ou "Z", mas algumas situações são gritantes demais e terminam por comprovar a ineficiência do ensino atualmente.
Esta semana uma colega de faculdade não sabia escrever "Arlequim" e grafou "Alecrim" na sua página do Facebook. Achei um ponto negativo para quem será uma futura advogada e terá que realizar petições, defesas escritas e bem fundamentadas. Será que escrevendo alguma palavra errada e que mude o significado ela perderá a causa, colocando o seu futuro cliente em apuros?
Pode ser, mas isso só o tempo dirá.
Estava olhando o quadro de horários de um colégio muito tradicional daqui do Recife e percebi que a grade curricular é pobre demais para o ensino da língua portuguesa e que matérias como desenho e artes disputam o mesmo páreo com a nossa língua que deveria ter aulas diárias até o término do ensino médio.
Eu tive esse privilégio na minha adolescência e ainda escorrego na gramática...
A riqueza da língua portuguesa nos causa isso, pois sua pluralidade, aliada a mais nova reforma gramatical fizeram a cabeça de muita gente entrar em pane, cometendo ainda mais erros e barbaridades expostas pelos mais variados locais que conhecemos.
A leitura ajuda muito no desenvolvimento e no conhecimento da língua, mas ainda considero a atenção o item mais importante, pois se lermos e não prestarmos atenção nas entrelinhas, ficaremos escrevendo errado cada vez mais.
Então vamos tomar uma Salada de Frutas sem medo dela nos fazer mal?

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...