terça-feira, 7 de junho de 2011

Padim Ciço Reloaded‏

                                      
Hoje li num site que a estátua do Padre Cícero, no Juazeiro do Norte, Ceará, passará por uma reforma para comemorar os 100 anos de nascimento do padre, que acontecerá em 22 de Julho. A estátua fica no alto de uma colina e tem uma visão privilegiada da cidade de Juazeiro, que é destaque no Cariri, área muito próspera no estado do Ceará. Juntas, as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, fazem a diferença no Estado.
Lembro muito do Juazeiro na minha infância, quando anualmente meus pais viajavam para lá; eu sofria com a viagem longa e enjoativa, pois sempre chegava lá doente de tanto vomitar pelo caminho. O calor era algo sem limites e numa das viagens voltei cheio de irritações na pele motivadas pelo calor em demasia.
No início ficávamos hospedados em casas, que eram chamadas de ranchos, onde o banheiro era coletivo e o conforto era zero. Certa vez eu e meu irmão deixamos um senhor idoso à beira de um colapso nervoso, pois enquanto ele dormia tranquilamente na rede, nós, afoitos e traquinos, começamos a balançar a rede até que o coitado acordasse. Só paramos quando ele implorou por socorro e ficou chamando minha mãe para acalmar nossos ânimos.
O tempo passou e depois fomos indo para hotéis mais arrumadinhos, pois a cidade foi crescendo e com isso os visitantes se tornaram mais exigentes. Mesmo assim estes eram simples, pois a maioria das pessoas que por ali passam são romeiros e fazem um turismo diferente, que é totalmente voltado para a devoção ao “Padim Ciço Romão”, que para muitos é santo e com isso recebe diversas adorações.
Gosto do Juazeiro porque a cidade reúne um acervo de igrejas bem considerável e bonitas e porque o seu comércio é variado e tem muitas opções de compra, seja nas ruas ou no mercado público, que é bem visitado por todos. Lá é um ótimo lugar para se comprar imagens sacras, redes, jóias, artigos religiosos e grande parte da renda da cidade é baseada nestes fatores.
Imaginar o crescimento do Juazeiro sem o Padre Cícero é algo incomum e gostaria muito de voltar lá para verificar como a cidade está atualmente, pois já fazem muitos anos que não participo daquelas manifestações religiosas que por lá ocorrem.
Uma vez meu pai inventou de nos levar para uma igreja que há dentro do mato, que era o local onde o Padre Cícero fazia suas orações. Andamos muito e quase que não voltávamos vivos. Acho que ele se arrependeu da caminhada, pois foi longa, cansativa e cheia de altos e baixos.
Na época que viajávamos, que era no período de carnaval, ficava confuso com algumas coisas que eu via na cidade e uma delas eram as escolas de samba que traziam mulheres e travestis praticamente nus, enquanto a tradição pregava uma coisa bem diferente. As fotos nos cavalinhos empalhados ou pegando na mão do Padre Cícero eram pitorescas e não podiam deixar de ser registradas.
Outro local muito bom de ser visitado é o Balneário do Caldas, na cidade de Barbalho, que fica nas redondezas. Lá, fontes de água mineral deixam os visitantes mais refrescados e prontos para enfrentar o calor que o Cariri oferece.
Não vejo o Padre Cícero com um perfil adequado para ser nomeado “Santo”, mas tenho certeza que a fé do povo ainda o fará chegar neste patamar. A adoração ao Padre é muita e em algumas situações é muito doentia, o que não é muito agradável de se ver.
Para quem tem fama de “Coiteiro de Lampião”, a santidade é algo distante e difícil de acreditar. Um santo de verdade está além dos interesses políticos e tem somente nas suas atitudes serenas e livres de pecado o seu legado aqui na terra.
De qualquer forma, a cidade é ótima para ser visitada e indico como roteiro turístico para quem gosta de tradições, de religiosidade, de belas paisagens e suporta o calor, pois este é um dos fatores mais marcantes da viagem.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...