sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Crescente e Diversificada

A comunidade do "Entra a Pulso", aqui no Recife, é o que podemos chamar de bairro desorganizado em área nobre e privilegiada, pois está ao redor do maior shopping da cidade e tem como vizinhos os melhores edifícios residenciais e  empresariais do bairro de Boa Viagem, além de ficar bem pertinho da praia. 
Há alguns anos era mais uma área de invasão, hoje comporta vários empreendimentos comerciais populares, mas que atendem a uma parcela muito grande de pessoas que moram nas suas proximidades. Lá podemos encontrar restaurantes, oficinas, salões de beleza e muitos espetinhos na rua. Passar por elas em dias de sexta-feira é bem complicado, pois o "happy hour" acontece ali mesmo, nas calçadas, ruas e com todos os seus banquinhos espalhados.
Os motoristas agradecem...
Quem mora nos edifícios mais luxuosos pode contar com duas visões contrastantes, sendo uma delas a grandeza do Shopping Recife e todas as suas lojas sofisticadas e a agonia da comunidade que cresceu mas não aprendeu a se organizar e termina sendo um problema para os motoristas que passam nas suas ruas apertadas e sem saneamento básico adequado.
Tem de tudo um pouco, mas sem organização nenhuma.
Algumas lojas são informatizadas e até decoradas de forma agradável, mas o aperto nos dá um mal estar danado. Podemos notar também que as pessoas que vivem dali e possuem seus estabelecimentos comerciais, adquiriram uma vida estabilizada e com clientela cativa.
O salão da minha cabeleireira é muito desorganizado, mas ela é muito boa no que faz. 
Ela saiu da favela, mas a favela ainda não saiu dela. É fato.
Não sei como ela não se envergonha de receber as pessoas sempre desarrumada, com o salão desorganizado e sempre em obras. As pessoas que geralmente vão lá são as que já conhecem o seu trabalho, pois a impressão que ela passa é péssima, além de falar gritando e dessa forma deixar o ambiente carregado e insuportável quando está cheio. Da última vez que fui lá tinham cortado a luz do salão e ela não teve dúvidas e puxou um "macaco" da vizinha e continuou a receber os clientes normalmente como se nada tivesse acontecido.
Ela me disse muito naturalmente que uma das suas ajudantes levou um tapa na cara de uma colega do outro salão porque estava chamando os clientes que passavam na rua, criando com isso uma intriga entre os comerciantes locais.
Ela é o retrato da desordem e reflete um pouco da comunidade "Entra a Pulso", pois assim como eles foram, aos poucos, buscando espaço e brigando com o shopping, quando este no passado a rodeou com grades e árvores, numa tentativa infeliz de impedir que as pessoas vissem o que o shopping tinha como agregado.
Hoje a comunidade está visível e pode ser considerada a etapa popular do shopping, onde a maioria das pessoas vai quando quer comer mais barato ou realizar um serviço similar ao do shopping, só que por uma preço bem mais atrativo.
O que era favela virou comunidade e hoje as casas não são tão feias como antes e possuem um perfil adequado ao crescimento econômico da área. Algumas áreas já foram compradas por grandes construtoras que fincaram edifícios em alguns pontos, mas não acredito que isso evolua mais, pois o crescimento dela é bem maior que a especulação imobiliária do local.
Não escutamos falatórios sobre a violência no local como antes e isso é reflexo da urbanização e da melhoria da qualidade de vida das pessoas que agora são donas dos seus próprios narizes, salões, lanchonetes, escolas, armarinhos, oficinas, estacionamentos...
É, sem dúvida, a comunidade mais nobre e diversificada do Recife...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...