sábado, 19 de abril de 2014

Areia Vermelha

A Ilha de Areia Vermelha, no município de Cabedelo, cidade da região metropolitana de João Pessoa, é um local agradável para um passeio de barco, pois quando a maré está baixa um imenso banco de areia forma um espaço para o divertimento e contemplação do mar e das belas paisagens da região, incluindo, claro, a vista panorâmica de João Pessoa.
Para chegar até o local, basta seguir pela orla da capital paraibana e ir até a Praia de Camboinha. Lá vários vendedores oferecem o serviço, cada um com seu preço. É sempre bom pesquisar para evitar maiores surpresas, já que o turismo sempre tem o seu ar de exploração onde quer que ele exista. A travessia é feita em embarcações que comportam em média 100 pessoas e o tempo para chegar ao paraíso das águas claras é de aproximadamente 20 minutos. Um pouco de esforço é necessário para subir e descer dos barcos, principalmente para crianças e idosos, já que nem todos possuem mobilidade necessária para este tipo de atividade. É bom segurar bem os objetos pessoais para evitar que eles caiam ou sejam molhados pelo mar. 
Ao chegar na ilha, entendemos o porquê dela ter o nome "Areia Vermelha", pois sua terra grossa, oriunda de conchas e pedras que o mar tratou de triturar, possui coloração avermelhada e contrasta com o mar claro e cheio de piscinas naturais. O banho é quente, já que a água fica parada nos arrecifes e recebe muito calor do sol. Propício para crianças e adultos que evitam as altas marés e os perigos que ela pode apresentar. O que me chamou a atenção foi a consciência das pessoas que estavam por lá, uma vez que não vi nenhum lixo jogado na areia da ilha e notei também que todos tinham a preocupação de recolher o que geravam de poluição. Ainda bem, pois imagine a quantidade de sujeira que seria jogada na natureza se as pessoas não agissem dessa forma.
Muitas pessoas armam suas cadeiras de praia e sombrinhas dentro do mar e ficam contemplando tudo ali mesmo, nunca esquecendo da bebida gelada e dos aperitivos que sempre fazem parte destes momentos. Há também a prática de esportes radicais, embora a maioria das pessoas vá até lá para ter momentos de pura contemplação, onde as fotos e uma boa conversa ainda são os preferidos da vez.
Uma ótima opção de passeio para quem for até João Pessoa, já que o litoral paraibano é cheio de belezas e esta foi uma das que eu tive o prazer de conhecer hoje, neste feriadão de Páscoa.






Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...