quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Monopólio

Segunda-feira passada quando voltava de Garanhuns e seguia minha viagem para o Recife, me deparei com a visão do inferno, ou quase isso já que nunca fui lá. Me refiro aos serviços prestados à cidade pela empresa Jotude que detém o monopólio dos transportes intermunicipais para a cidade. Esta exclusividade é mais velha que eu e não me lembro de outra empresa que tenha durado nas linhas que por ali circulam. Numa época, a Viação Progresso entrou na concorrência, mas foi retirada por decisão judicial, qua para mim é equivocada, já que monopólio não é uma prática saudável ao comércio, a livre concorrência e a democracia.
Os ônibus que por ali circulam só tem um pouco de qualidade se forem da linha Garanhuns-Recife-Garanhuns, um pouco, que fique bem claro que é um pouco de qualidade. As outras linhas são deterioradas e os ônibus oferecidos a população são desconfortáveis e causam enjôo só de olhar.
Se algum dia você for para o Recife e pegar o ônibus que vai por Palmares, chegará na capial já santo e sem nenhum pecado, pois terá pago todos eles durante a viagem que é demorada, caótica e visita praticamente toda a zona da mata sul.
Uma vez eu e meu irmão viemos de São José da Coroa Grande e em Palmares pegamos este ônibus até Garanhuns. Eu enjoei tanto que nem sei como foi possível chegar com vida em Garanhuns, já que o ônibus parava a cada palmo e para cada cachorro que acenasse com o rabinho. Tinha galinha, porco e até sacos de alimentos nos corredores do ônibus que passou por três feiras num dia de domingo quente e sem ar condicionado para refrescar os viajantes.
É bom viajar de opcional para o Recife. A viagem é rápida e tranquila. Nos demais tipos, como o semi expresso e comum, não aconselho. É pisar na jaca e ficar atolado.
Espero que este monopólio acabe logo e que Garanhuns possa ser melhor servida por outras empresas do ramo, que diariamente passam pela nossa cidade e podem tranquilamente nos oferecer melhores serviços e viagens mais pontuais.
Eita, nem falei da falta de pontualidade, mas deixa pára lá... Já esculhambei demais... Afff...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...