segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Lambe-Lambe da Alegria

A exposição Lambe-Lambe, no Centro Cultural dos Correios, nos mostra o que de mais irreverente e criativo tem o nosso carnaval, pois reuniu várias fotografias que foram captadas durante os mais de 10 anos de projeto durante os carnavais de Olinda e Recife.
Cada imagem mostra não só o folião, mas a disponibilidade de cada um para se deixar fotografar como pessoas totalmente diferentes das que realmente são. Há reis, plebeus, astros, entidades, coloridos, despidos... Há de tudo, inclusive alegria. Nota-se claramente no rosto de todas as pessoas a alegria de participar de um carnaval democrático e que acolhe a todos com muito carinho. Recife e Olinda possuem esta linda tradição, que á e a de encher as ruas com pessoas de todas as formas e cada uma mostrando um para o mundo o que o seu coração guarda e que às vezes só pode ser mostrado no carnaval.
Adorei todas as fotografias e a vontade que tinha era de permanecer no local por um tempo indeterminado, analisando cada imagem, cada detalhe, para com isso encher minha mente de criatividade e de percepção. A mostra ficará em cartaz até abril, mas foi iniciada num período bem propício, que foi o carnaval, pois se os foliões passarem por lá terão grandes oportunidades de imaginar suas fantasias para o período de momo. Não faltarão opções que enriquecerão o imaginário das pessoas e farão do nosso carnaval algo ainda mais criativo e cheio de nuances.
O local estava pouco visitado, não sei se era pela grande movimentação das prévias carnavalescas que aconteciam na cidade e especialmente no Recife Antigo, onde o centro cultural está localizado, ou se pela falta de interesse mesmo das pessoas de conhecer e de rever, talvez, elas mesmas retratadas nas imagens que estavam expostas.
Quem tiver vontade de ver imagens coloridas e sem limites de criatividade, não deve deixar de conhecer, pois exposições assim não são feitas todos os dias e cabe a nós prestigiar e divulgar.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...