terça-feira, 16 de junho de 2009

Simetria


Na Praça do Arsenal, existe uma plantação de coqueiros que muito chama a atenção dos que por ali passam. Quando você observa as plantas lembra logo do Hino de Pernambuco, no trecho que diz: " Salve a terra dos altos coqueiros, de beleza soberba... ".
Realmente faz jus ao nome...
A simetria e organização dos coqueiros é perfeita e dá muita beleza ao local, que é muito visitado pelos turistas, pois fica no centro do Recife Antigo.
Você tem tornado sua vida simétrica e organizada? Tem plantado seus coqueiros de forma adequada para que quando cresçam possam ser vistos e admirados pela perfeita adequação e harmonia?
Fazemos muitas coisas, tomamos muitas decisões, mas nem sempre nos preocupamos com o futuro que elas terão. Observando os coqueiros da Praça do Arsenal, fiquei pensando na época que foram plantados, que deve ter sido há muito tempo e é notável a preocupação que tiveram em deixar essa bela imagem para os dias de hoje, pois foram harmonicamente distribuídos em círculo e formam um belo cartão postal.
Deixaram um legado...
Você já está preparando seu legado? O que vai deixar para os seus descendentes e conhecidos? Como deseja ser lembrado?
É bom ir pensando nisso para rever suas atitudes e adaptar suas plantações, evitando que germinem de forma inadequada, criando uma visão errada do que você realmente é.
Plante bem, com amor e tudo dará certo.

Santa Terezinha

Quando visitei uma igreja na semana passada, me deparei com a imagem de Santa Terezinha e isso me fez voltar à infância lá na minha cidade natal, Garanhuns.
A imagem desta Santa sempre esteve presente na minha vida e pude sempre observá-la praticamente durante todos os dias quando era uma criança e não sabia nada da vida ainda. Pensava assim: Por que a chamam de Santa Terezinha? Será que ela é pequena? Que significado tem esta cruz que ela carrega?
Um dia fui perguntar a uma senhora que trabalhava no mercado onde meus pais tinham um comércio e ela me falou o seguinte: Santa Terezinha nos protege e a cruz é para nos salvar dos pecados, nos dando amor para nossas vidas.
Ela tinha uma estátua da Santa bem antiga e ficava guardada no interior da loja, pois era devota e inclusive o nome do seu ponto comercial era Box Santa Terezinha.
A imagem ficou na minha mente e sempre lembro de Santa Terezinha com muita ternura, pois o nome me passa carinho e conforto; acho que é o fato de estar no diminutivo.
Sempre que gostamos de uma pessoa ou achamos que ela é boa e carinhosa conosco, tratamos logo de chamar esta pelo diminutivo, já notaram isso?
É Aninha para cá, Fernandinho para lá...
Bem, isso demonstra um pouco das nossas percepções sobre as pessoas, pois se notamos que elas são meigas, logo criamos dentro da nossa mente um padrão santificado e por muitas vezes as idolatramos.
Se achamos que as pessoas não parecem tão boas e meigas assim, achamos melhor qualificar de outras coisas que fica melhor não citar aqui, pois este é um blog de respeito.
De qualquer forma vai a dica: Perceba primeiro antes de julgar e qualificar as pessoas, pois uma coisinha linda pode ser um poço de arrogância, enquanto um grandalhão pode se mostrar afetuoso e amigo.
Observe a si mesmo...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...