domingo, 25 de dezembro de 2011

Iguarias Nordestinas

Adoro as comidas nordestinas e na minha opinião são as mais gostosas, esquisitas e pesadas. Cada uma do seu jeito fazem a diferença na digestão de cada um de nós, fazendo com que tenhamos mais ou menos facilidade para aceitar os diferentes temperos que nos são oferecidos.
Ontem fiz um bolo de macaxeira, o meu preferido. Há tempos que não parava para cozinhar um desses, pois é um pouco complicado acertar o ponto, já que este depende de uma boa macaxeira, um bom forno e ótimo leite de coco. Deu tudo certo e ele ficou uma delícia.
Outras iguarias nordestinas bem diferenciadas são a Feijoada, o Pato no Tucupi, o Acarajé, a Buchada, o Baião de Dois, o Arrumadinho, a Dobradinha, a Umbuzada, a Maxixada, o Cuscuz, a Carne de Sol com Queijo de Coalho, o Mungunzá, a Canjica, a Tapioca...
São tantas gostosuras que passaria a tarde citando todas elas. A forma que cada região do Brasil adota para compor os seus pratos regionais demonstra a grandeza do nosso país, pois cada cultura adota e adapta as culinárias que herdou dos seus antepassados e faz com que elas sejam vistas como patrimônios de grande valor.
Cada lugar faz do seu jeito e se formos comer uma tapioca aqui em Pernambuco, poderá ter um diferencial da que é preparada no Ceará. Isso é fruto da criatividade de cada povo e faz com que o sabor e preparo possam assumir diferentes aspectos. Mas isso não tem a menor importância, pois só faz com que tudo fique ainda mais gostoso e desejado.
Quem não gosta de um bolo de macaxeira com café que atire a primeira pedra.
Eu adoro...
Em Salvador o dendê dá um toque diferente nos pratos. No Pará as variadas ervas deixam as comidas com sotaque indígena. Aqui em Pernambuco os mais famosos são os bolos Souza Leão e o bolo de Rolo. Delícias que são vendidas no shopping como presentes finos, em quiosques especializados e com embalagem exclusiva.
Vamos degustar as que mais nos agradam e deixar a nossa vontade ficar saciada e confortada com os sabores de cada uma delas.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...